Alterações bioquímicas em cães citopênicos e não citopênicos com ehrlichiose

Autores

  • Vamilton Alvares Santarém Universidade do Oeste Paulista
  • Melina de Deus José
  • Cecília Braga Laposy Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p845

Palavras-chave:

Canino, Ehrlichiose, Rickettsiose, Bioquímica.

Resumo

Com o objetivo de estudar os parâmetros bioquímicos associados às funções renal e hepática em cães naturalmente infectados por Ehrlichia canis e associá-los à ehrlichiose, foram colhidas 57 amostras de sangue, com realização de dosagem de proteína plasmática total, albumina, globulina, relação albumina/ globulina (A/G), uréia, creatinina, alanino aminotransferase (ALT) e fosfatase alcalina (FA). Outros 35 cães em higidez foram utilizados como controle. Foram comparadas as médias dos animais infectados e controle, bem como a distribuição de freqüências, para associação dos resultados com a doença. Hipoproteinemia, hipoalbuminemia, redução da A/G, hiperglobulinemia e aumento de uréia estiveram associados à doença (p < 0,05). Foram comparados também os achados entre animais não pancitopênicos (NPan) e em pancitopenia (Pan), verificando-se que no primeiro grupo, houve aumento de ALT, e nos animais pancitopênicos, a creatinina foi o principal indicador de ehrlichiose. No caso do perfil protéico, não houve diferença que pudesse servir como marcador da fase da enfermidade nos animais infectados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vamilton Alvares Santarém, Universidade do Oeste Paulista

Professor, Doutor, Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública II (Parasitologia). Hospital Veterinário da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Presidente Prudente, São Paulo.

Melina de Deus José

Médica Veterinária autônoma.

Cecília Braga Laposy, Universidade do Oeste Paulista

Professora, Doutora, Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (Unoeste) - Presidente Prudente, São Paulo.

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Santarém, V. A., José, M. de D., & Laposy, C. B. (2008). Alterações bioquímicas em cães citopênicos e não citopênicos com ehrlichiose. Semina: Ciências Agrárias, 29(4), 845–852. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p845

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>