Pasteurização de turfa brasileira para o cultivo de Agaricus brasiliensis

Autores

  • Nelson Barros Colauto Universidade Paranaense
  • Adriano Reis da Silveira Universidade Estadual Paulista
  • Augusto Ferreira da Eira Universidade Estadual Paulista
  • Giani Andrea Linde Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1331

Palavras-chave:

Eficiência biológica, Moscas, Cogumelo, Fluxo de produção.

Resumo

Agaricus brasiliensis é um basidiomiceto originário do Brasil, produzido e consumido mundialmente como alimento terapêutico. A camada de cobertura é uma das mais importantes etapas do cultivo de A. brasiliensis, sendo a turfa européia a mais utilizada para este fim. Apesar da importância deste material no cultivo de cogumelos, a sua importação implica em riscos de introdução de organismos exóticos. Alternativas como a turfa brasileira são pouco exploradas pelos produtores brasileiros. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a turfa brasileira, com e sem pasteurização, como camada de cobertura no cultivo de A. brasiliensis. O fungo foi inicialmente cultivado em grãos de trigo e transferido para o substrato preparado pelo método de compostagem tradicional. Após a completa colonização do substrato, foi adicionada a camada de cobertura (turfa brasileira) pasteurizada ou não pasteurizada. Conclui-se que a pasteurização da camada de cobertura aumenta em 30% a produção de basidiocarpos em 65 dias de cultivo. Para a produção até 30 dias de cultivo não há diferença entre a turfa pasteurizada e não pasteurizada, porém o uso da turfa não pasteurizada aumenta a quantidade de moscas no cultivo e induz a produção de cogumelos de fluxos irregulares ou indefinidos, diferentemente da turfa pasteurizada, que mantém um fluxo de produção regular.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nelson Barros Colauto, Universidade Paranaense

Possui graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Warwick University/HRI (Doutorado Sanduíche na Inglaterra). É Professor Titular da Universidade Paranaense desde 2000 e Presidente da CIBio/Unipar/CTNBio desde 2000. Ex-Diretor Executivo de Gestão da Pós-Graduação (2001-2004), Ex-Membro do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquia e Pós-Graduação (2001-2004), de Ex-Chefe do Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas, Agrárias e Tecnológicas (2004-2006). Atual Coordenador do Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, desde 2006, na Universidade Paranaense Campus de Umuarama. Atua como consultor "ad hoc" do CNPq, Fundação Araucária, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. É revisor dos periódicos World Journal of Microbiology and Biotecnology, Brazilian Journal of Microbiology, Semina/UEL, Arquivos de Ciência Veterinária e Zoologia/UNIPAR, Arquivos de Ciência da Saúde/UNIPAR, Publicatio/UEPG, Acta Scientiarum. Agronomy, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, Scientia Agricola, Interciencia (Caracas). Ex-Membro da International Society for Mushroom Science ISMS (1998 a 2007). Tem experiência na área de Biotecnologia e Microbiologia Agrícola principalmente nos seguintes temas: Sequenciamento Genômico, Genética de melhoramento de microrganismos, Basidiomicetos, Caracterização e Conservação de Germoplasma.

Adriano Reis da Silveira, Universidade Estadual Paulista

Diretor da Access2b Business.

Augusto Ferreira da Eira, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu.

Giani Andrea Linde, Universidade Paranaense

Universidade Paranaense, Campus de Umuarama.

Downloads

Publicado

2011-02-09

Como Citar

Colauto, N. B., Silveira, A. R. da, Eira, A. F. da, & Linde, G. A. (2011). Pasteurização de turfa brasileira para o cultivo de Agaricus brasiliensis. Semina: Ciências Agrárias, 31(4Sup1), 1331–1336. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1331

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)