Valor nutricional do feno de capim tifton 85 sob duas alturas de corte e tempos de armazenamento

Autores

  • Samantha Mariana Monteiro Sunahara Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcela Abbado Neres Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jaqueline Rocha Wobeto Sarto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Caroline Daiane Nath Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Kácia Carine Scheidt Universidade Estadual de Maringá
  • Odair José Kuhn Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2129

Palavras-chave:

Composição bromatológica, Cynodon spp, Desidratação.

Resumo

O estudo objetivou avaliar a curva de desidratação e valor nutricional do feno de capim Tifton 85 sob duas alturas de corte em relação ao nível do solo (4 e 8 cm), durante 120 dias de armazenamento em galpão fechado. A curva de desidratação foi determinada utilizando amostras da planta inteira em oito tempos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com parcelas subdivididas no tempo, com cinco repetições. Na segunda etapa avaliou-se o valor nutricional do feno de Tifton 85 armazenado, para isto adotou-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas no tempo, com 2 tratamentos alocados nas parcelas: altura de corte de 4 e 8 cm do solo e cinco tempos nas subparcelas, com cinco repetições. A desidratação do capim Tifton 85 ocorreu em 48 horas para as duas alturas de corte, sendo considerado um tempo ideal para secagem de feno. O teor de matéria seca respondeu de forma quadrática ao tempo de armazenamento do feno, nas duas alturas de corte, diferindo entre as alturas apenas no enfardamento e após 120 dias de armazenamento. O teor de proteína bruta apresentou comportamento quadrático, tanto para o corte a 4 cm, como para o corte à 8 cm do solo, apresentando aos 30 dias de armazenamento o menor valor (107,0 g kg-1) e o maior valor aos 90 dias de armazenamento (147,8 g kg-1), para corte à 8 cm do solo. O extrato etéreo apresentou comportamento quadrático, tanto para o corte à 4 cm, como para o corte à 8 cm do solo, diferindo entre as alturas apenas aos 90 dias de armazenamento. O teor de FDN apresentou resposta linear positiva em função do tempo de armazenamento, não diferindo entre as alturas de corte. Para o teor de FDA, em ambas as alturas de corte do capim Tifton 85, o modelo de regressão quadrático foi o que melhor se ajustou aos dados, diferindo entre as alturas aos 30 e 60 dias de armazenamento. Os valores de DIVMS e DIVPC do feno armazenado foram inferiores aos valores obtidos no momento do corte. O corte do capim realizado a 4 cm do solo é o mais indicado para produção de feno, visto maior produção de matéria seca e valor nutricional sem diferença entre os tratamentos no enfardamento. O armazenamento do feno causa alterações indesejáveis em seu valor nutricional, principalmente nos teores de fibra e digestibilidade in vitro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samantha Mariana Monteiro Sunahara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

M.e em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Marcela Abbado Neres, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Jaqueline Rocha Wobeto Sarto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente de Doutorado em Zootecnia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Caroline Daiane Nath, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente de Doutorado em Zootecnia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Kácia Carine Scheidt, Universidade Estadual de Maringá

Discente de Doutorado em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Odair José Kuhn, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof., Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Sunahara, S. M. M., Neres, M. A., Sarto, J. R. W., Nath, C. D., Scheidt, K. C., & Kuhn, O. J. (2017). Valor nutricional do feno de capim tifton 85 sob duas alturas de corte e tempos de armazenamento. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 2129–2140. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2129

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>