Diagnóstico de larvas de primeiro estágio de nematóides gastrintestinais de bezerros leiteiros do município de Paty do Alferes- RJ

Autores

  • Marcelo Abidu-Figueiredo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcus Sandes Pires Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Argemiro Sanavria Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Richard Karl Reinecke Universidade de Pretória- África do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p313

Palavras-chave:

Nematóides, Bezerros leiteiros, Larvas de primeiro estágio.

Resumo

Foi realizado um levantamento epidemiológico utilizando-se a técnica coproparasitologica do filtro de Visser para o diagnóstico de larvas de primeiro estágio (L1) de nematóides gastrintestinais em amostras fecais de 150 bezerros leiteiros do município de Paty do Alferes, estado do Rio de Janeiro. Amostras individuais de fezes foram coletadas diretamente da ampola retal de 150 bezerros, com idade variando entre três e 12 meses, procedentes de 15 propriedades rurais no município de Paty do Alferes-RJ. Destas amostras, foram identificados os seguintes gêneros de nematóides: Haemonchus spp., Trichostrongylus spp., Cooperia spp., Bunostomum spp., Strongyloides e Oesophagostomum spp. Os gêneros de maior ocorrência foram Cooperia spp. (54%), Haemonchus spp. (50,6%) e Trichostrongylus spp. (48,7%). Do total de propriedades vistoriadas, 86,7% apresentaram animais positivos para Haemonchus spp. e Trichostrongylus spp. O gênero Bunostomum spp. foi o que apresentou menor ocorrência, com 12,7% de casos. Os gêneros identificados com os maiores valores médios de larvas de primeiro estágio em 15mL de fezes por amostra foram: Cooperia spp. (812) e Haemonchus spp. (489).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Abidu-Figueiredo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. do Departamento de Biologia Animal, Instituto de Biologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ.

Marcus Sandes Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Aluno do Curso de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CEP:23890-000, Seropédica, RJ.

Argemiro Sanavria, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ.

Richard Karl Reinecke, Universidade de Pretória- África do Sul

Prof. Emérito da Universidade de Pretória- África do Sul.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Abidu-Figueiredo, M., Pires, M. S., Sanavria, A., & Reinecke, R. K. (2011). Diagnóstico de larvas de primeiro estágio de nematóides gastrintestinais de bezerros leiteiros do município de Paty do Alferes- RJ. Semina: Ciências Agrárias, 32(1), 313–318. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p313

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)