Contribuição de perfilhos basais e aéreos na dinâmica de produção de forragem do capim-tifton 85 irrigado com efluentes de tanques de piscicultura e recebendo adubação com NPK

Autores

  • Bruno Augusto de Souza Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudio Mistura Universidade do Estado da Bahia
  • Timóteo Silva dos Santos Nunes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Rodrigo Oliveira Borges Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mário Adriano Ávila Queiroz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Gilmara Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eder Jofry Benevides Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Pedro Alves Ferreira Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3725

Palavras-chave:

Cynodon spp, Fertilização, Perfilhamento, Reúso de água.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição dos perfilhos basais e aéreos do capim-tifton 85, nas suas características estruturais e produtivas, quando irrigado com efluentes de tanque de piscicultura e recebendo adubação com NPK. O trabalho foi conduzido no município de Petrolina-PE, e a área útil utilizada foi de 960 m2 dividida em cinco tratamentos e dez repetições, em delineamento experimental inteiramente casualizado. Os tratamentos foram compostos por diferentes níveis de adubação com NPK (0, 33, 67, 100 e 150%) conforme recomendado pelo manual de análise de solo do estado de Pernambuco-PE, sendo que antes das adubações foram realizadas as análises do solo. A água para irrigação foi oriunda de tanques de piscicultura povoados com alevinos de Tilápia do Nilo. O experimento foi dividido em quatro intervalos com 27, 29, 18 e 21 dias para o primeiro, segundo, terceiro e quarto corte, respectivamente. As variáveis analisadas foram: número de perfilhos basais e aéreos, comprimento e diâmetro do colmo, número de lâmina foliar expandida e em expansão, comprimento e largura de lâmina foliar expandida e em expansão das duas categorias de perfilhos, além da massa seca da lâmina foliar expandida, em expansão e total, do colmo, tecido morto e por unidade de perfilho, assim como a relação lâmina foliar/colmo dos dois tipos de perfilhos, basal e aéreo. Verificou-se crescimento linear das características estruturais e produtivas de ambos os perfilhos com destaque para o basal, mostrando assim a necessidade do fornecimento adequado dos nutrientes para as gramíneas, em especial de NPK, macronutrientes de vital importância nos processos fisiológicos e de desenvolvimento. A adubação com 150% do recomendado de NPK, aliada aos nutrientes fornecidos pela água de piscicultura promoveu o maior desenvolvimento estrutural dos perfilhos e a maior produtividade dos mesmos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Augusto de Souza Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Itapetinga, BA, Brasil.

Claudio Mistura, Universidade do Estado da Bahia

Prof. “in memoriam”, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Juazeiro, BA, Brasil.

Timóteo Silva dos Santos Nunes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Rodrigo Oliveira Borges, Universidade Federal do Vale do São Francisco

M.e em Ciência Animal, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Mário Adriano Ávila Queiroz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Prof., UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Gilmara Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana, BA, Brasil.

Eder Jofry Benevides Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Pedro Alves Ferreira Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Almeida, B. A. de S., Mistura, C., Nunes, T. S. dos S., Borges, R. O., Queiroz, M. A. Ávila, Oliveira, G. M. de, Araújo, E. J. B., & Ferreira Filho, P. A. (2017). Contribuição de perfilhos basais e aéreos na dinâmica de produção de forragem do capim-tifton 85 irrigado com efluentes de tanques de piscicultura e recebendo adubação com NPK. Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3725–3738. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3725

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)