Ventriculocordectomia trans-endoscópica em equinos, com uso de eletrocautério monopolar

Autores

  • Eduarda Maciel Busato Universidade Federal do Paraná
  • Jéssica Rodrigues Silva-Meirelles Universidade Federal do Paraná
  • Monalisa Lukascek de Castro Universidade Federal do Paraná
  • Rogério Luizari Guedes Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Zanlorenzi Basso Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Wiecheteck de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Ivan Deconto Universidade Federal do Paraná
  • Peterson Triches Dornbusch Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3363

Palavras-chave:

Cavalos, Cirurgia minimamente invasiva, Hemiplegia de laringe.

Resumo

Hemiplegia de laringe representa uma das afecções mais frequentes em vias aéreas anteriores de cavalos. Em animais de alto desempenho esportivo a laringoplastia é indicada, e nos casos em que a única queixa é o ruído respiratório recomenda-se realizar a ventriculectomia e a cordectomia. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer uma abordagem cirúrgica minimamente invasiva, através de videocirurgia, para realização da ventriculocordectomia em cavalos. A técnica cirúrgica foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira cadavérica e a segunda in vivo, ambas utilizando videoendoscópios flexíveis. A primeira consistiu na realização de ventriculocordectomia bilateral em dois cadáveres, para padronização da técnica, totalizando quatro cordas vocais removidas. Na segunda, procedeu-se a ventriculocordectomia unilateral esquerda em três animais naturalmente afetados pela hemiplegia de laringe. As cordas vocais foram tracionadas utilizando uma pinça de preensão de 3,2mm, através do canal de trabalho de endoscópio flexível, e com o segundo equipamento similar, realizou-se a ressecção da corda vocal com eletrodo flexível monopolar adaptado para eletrocirurgia (eletrocautério), também através do canal de trabalho. O tempo médio dos procedimentos foi de 23±5 minutos. No período pós-operatório observou-se moderada inflamação ao redor da incisão, sendo o tempo de cicatrização total de 21 dias em um cavalo e 28 dias nos outros dois. Um dos animais apresentou tecido de granulação exuberante no local de excisão da corda vocal, que foi tratado com infiltração de corticosteróide. Não foram observadas outras intercorrências inerentes à técnica proposta, sendo esta uma opção pouco invasiva, que dispensa a realização da laringotomia. A técnica desenvolvida no presente trabalho mostrou-se promissora para realização da ventriculocordectomia em cavalos. As principais vantagens desta abordagem foram: tempo trans cirúrgico reduzido, tempo médio de cicatrização menor, eliminação da necessidade de curativos diários e retorno dos animais às atividades normais em um período inferior, quando comparado às outras abordagens cirúrgicas. A limitação da técnica consiste na necessidade de dois endoscópios para sua realização. Mais estudos, com um número maior de animais, são necessários para aprimorar a técnica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduarda Maciel Busato, Universidade Federal do Paraná

Discente de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Jéssica Rodrigues Silva-Meirelles, Universidade Federal do Paraná

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Monalisa Lukascek de Castro, Universidade Federal do Paraná

Profª M.e, Departamento de Medicina Veterinária, Faculdade Campo Real, Guarapuava, PR, Brasil.

Rogério Luizari Guedes, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, PR, Curitiba, PR, Brasil; Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Fernando Zanlorenzi Basso, Universidade Federal do Paraná

Médico Veterinário, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Fernando Wiecheteck de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Prof., Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Arapiraca, AL, Brasil.

Ivan Deconto, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Peterson Triches Dornbusch, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Busato, E. M., Silva-Meirelles, J. R., Castro, M. L. de, Guedes, R. L., Basso, F. Z., Souza, F. W. de, Deconto, I., & Dornbusch, P. T. (2017). Ventriculocordectomia trans-endoscópica em equinos, com uso de eletrocautério monopolar. Semina: Ciências Agrárias, 38(5), 3363–3370. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3363

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)