Estatus de resíduos de inseticidas persistentes orgânicos em água e alimentos e seus efeitos sobre o ambiente e os agricultores: uma revisão abrangente da Nigéria

Autores

  • Norida Mazlan Universiti Putra Malaysia
  • Mohammed Ahmed Universiti Putra Malaysia
  • Farrah Melissa Muharam Universiti Putra Malaysia
  • Md. Amirul Alam Universiti Sultan Zainal Abidin

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2221

Palavras-chave:

Inseticidas orgânicos, Organoclorados, Organofosforados, DDT, HCH, Resíduos.

Resumo

Inseticidas ajudam a aumentar a produção agrícola, no entanto, afetam significativamente a sociedade e o ambiente do país. Na Nigéria, os inseticidas são amplamente utilizados, assim, seus resíduos foram detectados na água, solo e ar. Vários estudos já indicaram que a maior parte dos aspetos ecológicos ambientais (ar, água e solo) na Nigéria tenham sido contaminados por pesticidas orgânicos persistentes como os organoclorados (OCL) e organofosforados (OP). Outro motivo relacionado com a ocorrência de resíduos elevados de inseticidas presentes no meio ambiente na Nigéria é devido às dosagens inadequadas aplicadas de pesticidas que são aplicados em excesso. No entanto, seus resíduos são encontrados acima dos níveis de segurança no ar, água e solo em todo o país. Com base em dados anterior, é observado que 125,000-130,000 toneladas métricas de pesticidas são aplicadas por ano na Nigéria. Apesar da proibição de alguns pesticidas como o DDT (Dicloro-difenil-tricloroetano) e HCH (Hexa-cloro- ciclohexano), eles ainda estão sendo usados pelos agricultores para a produção agrícola. Muitos dos Classe 1 pesticidas (extremamente tóxicos) ainda estão sendo usados nos países em desenvolvimento como a Nigéria. Assim, não há necessidade de sensibilizar e educar o público em geral, especialmente os usuários finais (agricultores) em particular sobre as práticas para o manejo dos inseticidas. Considerando estas situações de perigo real, neste artigo o histórico de uso de inseitidas na Nigéria foi estudo em detalhe. O artigo também discute os efeitos da utilização de inseticidas nas águas, no solo e nas culturas. O risco de contaminação para os trabalhadores rurais as medidas preventivas para controlar risco de resíduos adotadas pelo Governo Federal da Nigéria, a proibição e restrição de uso de inseticidas pelo Governo da Nigéria e seus esforços para eliminar resíduos de inseticidas em uso são também discutidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Norida Mazlan, Universiti Putra Malaysia

Dr., Department of Agriculture Technology, Faculty of Agriculture, Universiti Putra Malaysia, Universiti Putra Malaysia, 43400 UPM, Selangor, Malaysia.

Mohammed Ahmed, Universiti Putra Malaysia

Dr., Department of Agriculture Technology, Faculty of Agriculture, Universiti Putra Malaysia, Universiti Putra Malaysia, 43400 UPM, Selangor, Malaysia.

Farrah Melissa Muharam, Universiti Putra Malaysia

Dr., Department of Agriculture Technology, Faculty of Agriculture, Universiti Putra Malaysia, Universiti Putra Malaysia, 43400 UPM, Selangor, Malaysia.

Md. Amirul Alam, Universiti Sultan Zainal Abidin

Dr., School of Agriculture Science and Biotechnology, Faculty of Bioresources and Food Industry, Universiti Sultan Zainal Abidin, Besut Campus, 22200, Terengganu, Malaysia.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Mazlan, N., Ahmed, M., Muharam, F. M., & Alam, M. A. (2017). Estatus de resíduos de inseticidas persistentes orgânicos em água e alimentos e seus efeitos sobre o ambiente e os agricultores: uma revisão abrangente da Nigéria. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 2221–2236. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2221

Edição

Seção

Artigos de revisões