Estoques de carbono e nitrogênio, matéria orgânica leve e fósforo remanescente do solo sob sistema de integração lavoura-pecuária

Autores

  • Wanderlei Bieluczyk Universidade de São Paulo
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Roni Fernandes Guareschi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • João de Andrade Bonetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Geanderson Nascimento da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Eduardo Carvalho da Silva Neto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1825

Palavras-chave:

Sistema de plantio direto, Intensidade de pastejo, Matéria orgânica do solo, Cerrado.

Resumo

A integração lavoura-pecuária (ILP), combinada ao sistema plantio direto (SPD), é um sistema de manejo que tem sido desenvolvido para diversas condições edafoclimáticas, com muitas variações no Brasil, principalmente quanto a intensidade de pastejo. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes intensidades de pastejo e cultivo da soja (Glycine max L.) nos estoques de carbono (EstC) e nitrogênio (EstN), matéria orgânica leve (MOL), conteúdo de raízes na MOL (RMOL) e fósforo remanescente (Prem) em um Latossolo sob ILP. Os tratamentos consistiram em três diferentes alturas de manejo do pasto na ILP (0,25 m [P25], 0,35 m [P35], e 0,45 m [P45]). Duas áreas de controle, uma sem pastejo (SP) e uma área de vegetação nativa de cerrado (cerradão) (CE), que estiveram adjacentes ao experimento, foram comparadas com as áreas cultivadas. Em cada área as amostras foram coletadas nas camadas de 0,0-0,05; 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m em delineamento inteiramente aleatorizado com 6 repetições. Os atributos do solo foram avaliados pós-ciclo de pastejo (PP) e pós-lavoura de soja (PL), que coincidiram com as estações seca e chuvosa, respectivamente. O CE apresentou maiores conteúdos de MOL na camada 0,0-0,05 m na PL e na camada 0,05-0,10 m em ambas épocas PP e PL, C na MOL na camada 0,0-0,020 m durante o PP e a PL, N na MOL na camada 0,0-0,05 m na PL e na camada 0,05-0,10 m durante o PP e a PL, EstC na camada de 0,0-0,020 m em ambos PP e PL em relação às áreas cultivadas, entretanto menores valores de densidade do solo (Ds) e Prem na camada de 0,0-0,020 m durante o PP e a PL. O tratamento (P35) incrementou EstN na PL e RMOL no PP em relação aos outros cultivos P25, P45 e SP. A ausência de pastejo da área SP reduziu a Ds do PP para a PL, enquanto os tratamentos com diferentes intensidades de pastejo mantiveram estabilizados seus valores neste período. Os nossos resultados sugerem que a produção pode ser intensificada sob intensidades baixa e moderada de pastejo na ILP avaliada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wanderlei Bieluczyk, Universidade de São Paulo

Discente Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências, Energia Nuclear na Agricultura, Laboratório de Ciclagem de Nutrientes, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo, CENA/USP, Piracicaba, SP, Brasil.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Dr., Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Roni Fernandes Guareschi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado em Fitotecnia, Departamento de Fitotecnia, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

João de Andrade Bonetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Ciência do Solo, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Geanderson Nascimento da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Prof. Dr., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, IF Sertão, PE, Petrolina, PE, Brasil.

Eduardo Carvalho da Silva Neto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência do Solo, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Bieluczyk, W., Pereira, M. G., Guareschi, R. F., Bonetti, J. de A., Silva, G. N. da, & Silva Neto, E. C. da. (2017). Estoques de carbono e nitrogênio, matéria orgânica leve e fósforo remanescente do solo sob sistema de integração lavoura-pecuária. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 1825–1840. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1825

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.