Compartimentos da matéria orgânica do solo em vinhedos altomontanos em Santa Catarina

Autores

  • Denilson Dortzbach Agronomia Ciência do Solo
  • Shirlei Almeida Assunção Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Eduardo Carvalho da Silva Neto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1799

Palavras-chave:

Manejo do solo, Fracionamento da matéria orgânica, Viticultura.

Resumo

A implantação de sistemas agrícolas como a viticultura pode afetar quantitativamente e qualitativamente o conteúdo de matéria orgânica no solo (MOS). Estas transformações podem modificar os atributos edáficos do solo, bem como sua qualidade. Assim, o objetivo desse estudo foi de avaliar a compartimentalização da MOS, com o emprego do fracionamento químico e físico da MOS e verificar as mudanças no estoque de carbono e no índice de manejo de C em áreas de vinhedos implantados nas regiões de altitude de SC. Foram selecionadas quatro regiões de altitude: Região I (Urubici); Região II (São Joaquim); Região III (Campos Novos); Região IV (Água Doce). Em cada região foram selecionadas áreas de vinhedos implantados entre os anos de 2001 e 2005 e também áreas de floresta. Foram coletadas amostras deformadas e indeformadas nas camadas de 0-5; 5-10;10-20 cm. As amostras foram preparadas em laboratório para obtenção da terra fina seca ao ar, material este que foi utilizado para realizar as análises de carbono orgânico total (COT), o estoque de carbono no solo, fracionamento químico, determinando-se os teores de carbono na fração ácido fúlvico (C-FAF), fração ácido húmico (C-FAH) e fração humina (C-HUM) e granulométrico, quantificando-se os teores de carbono particulado (COp) e o associado a argila e silte (COam), além do cálculo do índice de manejo do carbono. Para todos os dados foi realizada a avaliação da normalidade e homogeneidade. Os resultados foram submetidos à análise de variância com aplicação do teste F e os valores médios comparados entre si pelo teste t a 5%, e, posteriormente, submetidos ao teste de Tukey. Os maiores teores de COT foram observados na região II, na camada de 0-5cm, tanto nas áreas dos vinhedos como na área de floresta. As áreas dos vinhedos apresentaram menores valores de COT, COp e COam quando comparadas as de floresta o que indica que o manejo adotado nessas áreas está contribuindo para a redução dessas frações. A área de floresta apresentou maior proporção de COp, quando comparado as áreas dos vinhedos. A fração humina representa a maior porção do COT e apresentou os maiores, tanto nas áreas de floresta como nos vinhedos. O índice de manejo do carbono indica baixo aporte ou redução no armazenamento de carbono no solo nas áreas dos vinhedos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denilson Dortzbach, Agronomia Ciência do Solo

Engº Agrº, Dr. em Agronomia Ciência do Solo, Pesquisador, Epagri, Florianópolis, SC, Brasil.

Shirlei Almeida Assunção, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência do Solo, CPGA/CS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Titular, UFRRJ, Departamento de Solos, Seropédica, RJ, Brasil.

Eduardo Carvalho da Silva Neto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência do Solo CPGA/CS, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Dortzbach, D., Assunção, S. A., Pereira, M. G., & Silva Neto, E. C. da. (2017). Compartimentos da matéria orgânica do solo em vinhedos altomontanos em Santa Catarina. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 1799–1812. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1799

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>