Alteração no metabolismo energético de embriões produzidos in vitro: uma alternativa para torná-los mais criotolerantes?

Autores

  • Luzia Renata Oliveira Dias Universidade de Brasília
  • Ivo Pivato Universidade de Brasília
  • Margot Alves Nunes Dode Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2237

Palavras-chave:

Criopreservação, Embriões bovinos, Lipídios, Metabolismo energético.

Resumo

Para o desenvolvimento de embriões bovinos produzidos in vitro (PIV) e in vivo, é extremamente importante que o metabolismo energético funcione de maneira adequada, pois o embrião precisa ser capaz de metabolizar os substratos energéticos necessários para a produção de energia. Os lipídios desempenham papel importante no desenvolvimento embrionário inicial, atuando como fonte de energia para oócitos e embriões. Entretanto, sabe-se que oócitos e embriões bovinos, principalmente os PIV, acumulam grande quantidade de lipídios no citoplasma. Apesar de serem extremamente importantes no desenvolvimento embrionário, os lipídios têm sido associados com a reduzida sobrevivência após a criopreservação de embriões bovinos. Existem evidências de que pelo menos quatro classes de lipídios afetam a sobrevivência embrionária pós-criopreservação, sendo os triglicerídeos (TAG), ácidos graxos livres, colesterol e os fosfolipídios. Sendo assim, vários estudos estão sendo realizados com o intuito de melhorar a resistência dos embriões PIV ao processo de criopreservação, realizando a redução ou retirada do soro do meio ou a redução mecânica ou química de lipídios. Com relação ao uso de agentes delipidantes que diminuam a captação e síntese de ácidos graxos (AG) pelas células, substâncias como fenazina etossulfato (PES), forskolin, L-carnitina e isômeros do ácido linoleico conjugado (CLA) tem sido utilizadas. O objetivo desta revisão foi abordar aspectos importantes relacionados ao metabolismo energético embrionário, a importância dos lipídios no metabolismo e sua relação com a criopreservação de embriões bovinos PIV sumarizando os estudos mais recentes nessa área.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luzia Renata Oliveira Dias, Universidade de Brasília

Discente, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil.

Ivo Pivato, Universidade de Brasília

Prof., UnB, Brasília, DF, Brasil.

Margot Alves Nunes Dode, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Pesquisadora, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, CENARGEN, Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Dias, L. R. O., Pivato, I., & Dode, M. A. N. (2017). Alteração no metabolismo energético de embriões produzidos in vitro: uma alternativa para torná-los mais criotolerantes?. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 2237–2254. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2237

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)