Polímero superabsorvente em sementes e no sulco de plantio: uma nova oportunidade para agricultura de sequeiro

Autores

  • Angélica Fátima de Barros Universidade Federal de Viçosa
  • Leonardo Duarte Pimentel Universidade Federal de Viçosa
  • Eduardo Fontes Araujo Universidade Federal de Viçosa
  • Leandro Roberto de Macedo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Herminia Emilia Prieto Martinez Universidade Federal de Viçosa
  • Vanessa Aparecida Pereira Batista Universidade Federal de Viçosa
  • Mateus Queiroz da Paixão Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1703

Palavras-chave:

Déficit hídrico, Hidrogel, Revestimento de sementes, Sorghum bicolor L, Moench.

Resumo

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos no mundo. Sua agricultura é baseada em cultivos de sequeiro, com duas safras por ano. A segunda safra é a mais afetada, por estar associada à maiores riscos climáticos, principalmente pela baixa pluviosidade nos meses de janeiro à abril. Nesse sentido, tecnologias que otimizem o uso da água podem reduzir os riscos de quebra de safra. O uso de polímeros superabsorventes (PSA) vem sendo consolidado no setor florestal, visando reduzir a mortalidade de mudas e a frequência de irrigações de pegamento de eucalipto e pinus devido ao aumento da capacidade de armazenamento de água no solo. Entretanto, não há relatos sobre o uso do PSA em culturas anuais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do PSA como revestimento de sementes e no sulco de plantio no desenvolvimento inicial de plântulas de sorgo sob condições de déficit hídrico. Foram conduzidos dois experimentos em casa de vegetação. No experimento 1, sementes de sorgo com e sem revestimento com PSA foram semeadas em bandejas e submetidas a três intervalos de irrigação para induzir déficit hídrico nas plântulas. Avaliou-se a porcentagem de emergência e o índice de velocidade de emergência e, aos 26 dias após a semeadura, foram avaliadas a altura de plântulas, número de folhas por planta, taxa de sobrevivência e massa seca da parte aérea e da raiz. No experimento 2 foram semeadas em vasos sementes de sorgo com e sem revestimento com PSA e também a aplicação do PSA no sulco de plantio, a fim de avaliar o uso e o método de aplicação do PSA. Aos 30 dias após a semeadura avaliou-se o estande de plantas, número de folhas por planta, altura de plantas e massa de matéria seca das folhas, do colmo e da raiz. Observou-se que o uso do PSA aplicado tanto via revestimento como no sulco de plantio, contribuiu para que as plântulas tivessem maior crescimento e massa seca de parte aérea. Além disso, as plântulas cujas sementes foram revestidas com PSA apresentaram maior taxa de sobrevivência. Entretanto, em ambos os experimentos, as plântulas oriundas das sementes revestidas com PSA apresentaram menor índice de emergência. Logo, o uso do PSA no revestimento de sementes e no sulco de plantio apresenta efeitos benéficos no desenvolvimento vegetativo do sorgo sob déficit hídrico. Contudo, os problemas relacionados à emergência precisam ser resolvidos para viabilizar a utilização do produto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angélica Fátima de Barros, Universidade Federal de Viçosa

Discente de Doutorado em Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Leonardo Duarte Pimentel, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Dr., Departamento de Fitotecnia, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Eduardo Fontes Araujo, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Dr., Departamento de Fitotecnia, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Leandro Roberto de Macedo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Prof. Dr., Departamento de Economia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus de Governador Valadares, UFJF/GV, Governador Valadares, MG, Brasil.

Herminia Emilia Prieto Martinez, Universidade Federal de Viçosa

Profa Dra, Departamento de Fitotecnia, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Vanessa Aparecida Pereira Batista, Universidade Federal de Viçosa

Enga Agra, M.e, Fitotecnia, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Mateus Queiroz da Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Engº Agrº, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Barros, A. F. de, Pimentel, L. D., Araujo, E. F., Macedo, L. R. de, Martinez, H. E. P., Batista, V. A. P., & Paixão, M. Q. da. (2017). Polímero superabsorvente em sementes e no sulco de plantio: uma nova oportunidade para agricultura de sequeiro. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 1703–1714. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1703

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)