Avaliação dos níveis de cortisol e glicemia em cães anestesiados pelo sevofluorano, pré-medicados com butorfanol ou meperidina

Autores

  • Ewaldo de Mattos Junior Universidade de São Paulo
  • Gustavo José von Glehn dos Santos Universidade Regional de Gurupi
  • Claudia Russo Universidade Luterana do Brasil
  • João Paulo Elsen Saut Universidade Federal de Uberlândia
  • Selwyn Arlinton Headley St. Mattew’s University

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p425

Palavras-chave:

Anestesia, Opióides, Estresse neuroendócrino, Caninos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a influência do butorfanol ou meperidina como medicação préanestesica nos níveis de cortisol e glicemia em vinte cães submetidos a cirurgia ortopédica experimental. Os cães foram distribuídos em grupos: GI recebeu acepromazina e butorfanol (0,05 mg.kg 1 e 0,4 mg.kg 1 respectivamente, i.m.) e GII, acepromazina e meperidina (0,05 mg.kg 1 e 4 mg.kg 1 respectivamente, i.m.). A indução anestésica constou de propofol (5 mg.kg 1) e para a manutenção sevofluorano em 100% de oxigênio. A concentração plasmátca de cortisol e glicose foram mensuradas no momentos: T0 antes da medicação pré-anestésica; T1 – vinte minutos após a medicação pré-anestésica; T2 – incisão de pele; T3 – estimulação periosteal e T4 – sutura de pele. Não houve diferença entre os momentos e grupos na dosagem de glicose. A concentração plasmatica de cortisol foi significativamente maior nos cães que receberam butorfanol entre T0 e T3, comparado com o grupo que recebeu meperidina. Esses resultados sugerem que a meperidina promove maior controle da dosagem de cortisol em cães submetidos a cirurgia ortopédica e anestesiados com sevofluorano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ewaldo de Mattos Junior, Universidade de São Paulo

Médico Veterinário, MSc, Aluno de pós-graduação do departamento de cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Gustavo José von Glehn dos Santos, Universidade Regional de Gurupi

MV, PhD, Departamento de Cirurgia Experimental, Faculdade de Medicina, Universidade Regional de Gurupi, Gurupi, TO.

Claudia Russo, Universidade Luterana do Brasil

MV MSc, Departamento de Cirurgia, Curso de Medicina Veterinária, Universidade Luterana do Brasil, Ji-Parana, RO.

João Paulo Elsen Saut, Universidade Federal de Uberlândia

MV, PhD, Departamento de Clinica Médica, Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.

Selwyn Arlinton Headley, St. Mattew’s University

MV, PhD, School of Veterinary Medicine, St. Mattew’s University, Grand Cayman, Cayman Islands.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Como Citar

Mattos Junior, E. de, Santos, G. J. von G. dos, Russo, C., Saut, J. P. E., & Headley, S. A. (2009). Avaliação dos níveis de cortisol e glicemia em cães anestesiados pelo sevofluorano, pré-medicados com butorfanol ou meperidina. Semina: Ciências Agrárias, 30(2), 425–434. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p425

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>