Zymomonas mobilis: um microrganismo promissor para a fermentação alcoólica

Autores

  • Fernanda Maria Pagane Guereschi Ernandes Universidade Estadual Paulista
  • Crispin Humberto Garcia-Cruz Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p361

Palavras-chave:

Zymomonas mobilis, Etanol, Fermentação alcoólica, Cana-de-açúcar.

Resumo

Em vários países  têm sido realizados estudos de fermentação que  incluem o uso de bactérias em vez de leveduras para reduzir o tempo de fermentação alcoólica. No Brasil, toda a produção industrial de álcool  é  realizada utilizando  leveduras  como microrganismo da  fermentação  e pouco  se  conhece de outros microrganismos que produzam álcool a nível industrial. Em virtude da situação de destaque em que se encontra o Brasil a nível mundial no setor energético, algumas  instituições vêm selecionando microrganismos mais efcientes no processo de produção de álcool. As bactérias alcoólicas da espécie Zymomonas mobilis apresentam atributos tecnológicos que potencializam o seu emprego na fermentação alcoólica em escala industrial, pois possui habilidades promissoras de transformar açúcares em etanol e gás carbônico, em condições comparáveis àquelas exigidas pelas  leveduras. Zymomonas mobilis é uma bactéria única dentro do mundo microbiano,  com  crescimento, produção de  energia  e  resposta às condições de cultura extremamente peculiares, causando um grande interesse no mundo científco, biotecnológico e industrial. A habilidade da bactéria em acoplar e desacoplar a produção de energia a favor da formação do produto, responder à manipulação física e química do ambiente, bem como sua limitada formação de produtos tornam-a um microrganismo ideal para o estudo e desenvolvimento de processos microbianos para a produção de etanol.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Maria Pagane Guereschi Ernandes, Universidade Estadual Paulista

Farmacêutica, Mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e atualmente é doutoranda no Curso de Engenharia de Alimentos, Área de concentração Ciência e Tecnologia de Alimentos, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto.

Crispin Humberto Garcia-Cruz, Universidade Estadual Paulista

Professor Dr. do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Curso Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Como Citar

Ernandes, F. M. P. G., & Garcia-Cruz, C. H. (2009). Zymomonas mobilis: um microrganismo promissor para a fermentação alcoólica. Semina: Ciências Agrárias, 30(2), 361–380. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p361

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)