Fontes e épocas de aplicação do nitrogênio na cultura do milho irrigado

Autores

  • Flávia de Andrade Meira Universidade Estadual Paulista
  • Salatiér Buzetti Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Andreotti Universidade Estadual Paulista
  • Orivaldo Arf Universidade Estadual Paulista
  • Marco Eustáquio de Sá Universidade Estadual Paulista
  • João Antonio da Costa Andrade Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p275

Palavras-chave:

Zea mays, Entec, Sulfato de amônio, Uréia, Parcelamento de N, Componentes de produção.

Resumo

Para a obtenção de altas produtividades de milho, a nutrição mineral adequada é um dos fatores essenciais e o nitrogênio, via de regra, proporciona os maiores efeitos. O objetivo do trabalho foi comparar os efeitos de fontes nitrogenadas: Entec – sulfonitrato de amônio com inibidor de nitrificação, sulfato de amônio e uréia, na semeadura e/ou em cobertura, nas características agronômicas do milho conduzido em solo da região de Selvíria/MS, sob irrigação por aspersão. O trabalho foi desenvolvido na FEPE da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, UNESP, Selvíria-MS, em um Latossolo Vermelho distrófico, no ano agrícola 2004/05. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com quatro repetições, em esquema fatorial 3x5: três fontes de N aplicadas na semeadura e/ou em cobertura, no estádio de 6-8 folhas, em 5 combinações (0 + 120; 30 + 90; 60 + 60; 90 + 30 e 120 + 0 kg de N ha-1). A aplicação de Entec, e a combinação da dose de 60 kg de N ha-1 na semeadura e o restante em cobertura proporcionaram maior teor de N foliar. As maiores produtividades de grãos de milho foram conseguidas nos tratamentos que receberam as maiores doses de N em cobertura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia de Andrade Meira, Universidade Estadual Paulista

Doutora, Pós-Graduação em Agronomia (Sistemas de Produção), Faculdade de Engenharia, Unesp, Campus de Ilha Solteira – SP.

Salatiér Buzetti, Universidade Estadual Paulista

Professor Titular do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Faculdade de Engenharia, Unesp, Campus de Ilha Solteira – SP. Bolsista em produtividade pelo CNPq.

Marcelo Andreotti, Universidade Estadual Paulista

Professor Assistente Dr. do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Faculdade de Engenharia, Unesp, Campus de Ilha Solteira – SP.

Orivaldo Arf, Universidade Estadual Paulista

Professor Titular do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia, Faculdade de Engenharia, Unesp, Campus de Ilha Solteira – SP.

Marco Eustáquio de Sá, Universidade Estadual Paulista

Professor Titular do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia, Faculdade de Engenharia, Unesp, Campus de Ilha Solteira – SP.

João Antonio da Costa Andrade, Universidade Estadual Paulista

Professor Adjunto do Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia, Unesp, Campus de Ilha Solteira – SP.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Como Citar

Meira, F. de A., Buzetti, S., Andreotti, M., Arf, O., Sá, M. E. de, & Andrade, J. A. da C. (2009). Fontes e épocas de aplicação do nitrogênio na cultura do milho irrigado. Semina: Ciências Agrárias, 30(2), 275–284. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p275

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>