Trauma medular em cães e gatos: revisão da fisiopatologia e do tratamento médico

Autores

  • Mônica Vicky Bahr Arias Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Santos Severo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Eduardo Alberto Tudury Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n1p115

Palavras-chave:

Medula Espinhal, Cães, Gatos.

Resumo

O trauma medular é uma das entidades neurológicas mais freqüentes e mais graves na prática clínica. A lesão medular aguda inicia uma seqüência de eventos vasculares, bioquímicos e inflamatórios que resultam no desenvolvimento de lesões teciduais secundárias, levando à destruição progressiva do tecido neuronal com conseqüências desastrosas e freqüentemente irreversíveis às funções motora e sensorial do animal. Esta afecção deve ser considerada emergencial, visto que a intervenção rápida e adequada em intervalo de tempo apropriado, pode limitar a extensão dos danos ao tecido neuronal, favorecendo assim a recuperação neurológica do paciente. Em geral, no tratamento da lesão medular aguda são utilizados agentes neuroprotetores, visando o controle das lesões secundárias, associados ou não à cirurgia para descompressão e estabilização da coluna vertebral. A compressão medular crônica pode ser decorrente de processos que se desenvolvem gradativamente, mas também pode se referir a seqüelas decorrentes dos efeitos do trauma, meses a anos após a ocorrência da lesão. O objetivo deste trabalho é revisar a fisiopatologia do trauma medular, o tratamento médico disponível, as opções para o futuro e as controvérsias existentes sobre o uso de alguns fármacos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Vicky Bahr Arias, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, Mestre e Doutora, Professora Adjunta, Departamento de Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maíra Santos Severo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Médica Veterinária mestranda, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Eduardo Alberto Tudury, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Médico Veterinário, Mestre e Doutor, Professor Adjunto 3, Departamento de Medicina Veterinária (DMV), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rua Dom Manuel de Medeiros s/n, Dois Irmãos, Recife, Pernambuco, Brasil.CEP: 52171-900.

Downloads

Publicado

2007-07-30

Como Citar

Arias, M. V. B., Severo, M. S., & Tudury, E. A. (2007). Trauma medular em cães e gatos: revisão da fisiopatologia e do tratamento médico. Semina: Ciências Agrárias, 28(1), 115–134. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n1p115

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.