A inclusão do resíduo da própolis na dieta afeta a atividade de enzimas digestivas em frangos de corte

Autores

  • Cristiane Regina do Amaral Duarte Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Cinthia Eyng Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alice Eiko Murakami Universidade Estadual de Maringá
  • Mayra Diaz Vargas Universidade Estadual de Maringá
  • Ricardo Vianna Nunes Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p417

Palavras-chave:

Dissacaridases, Enzimas pancreáticas, Morfometria intestinal, Subproduto da própolis.

Resumo

Este estudo investigou os efeitos da inclusão do resíduo sólido da extração alcoólica da própolis (PR) em dietas de frangos de corte de 1 a 21 dias de idade no desempenho, morfologia intestinal e atividade de enzimas digestivas. 405 frangos machos foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos (inclusão de 0, 1, 2, 3 e 4% de PR na ração), e três repetições com 27 aves cada. As aves receberam as dietas experimentais de 1 a 21 dias de idade e dieta basal de 22 a 42 dias de idade. O consumo de ração (1 a 21 dias e 1 a 42 dias) diminuiu linearmente com o aumento de inclusão de PR (P < 0,05). A inclusão de PR não afetou a morfometria intestinal aos 7 e 21 dias de idade (P > 0.05). A atividade da amilase pancreática apresentou resposta quadrática aos 7 e 21 dias de idade (P < 0,05), com menores atividades estimadas ao nível de 2,45 e 1,91% de inclusão de PR, respectivamente. Aos 7 dias de idade, a atividade da tripsina diminuiu linearmente, enquanto a atividade da quimiotripsina variou quadraticamente, com menor atividade estimada com inclusão de 2,06% de PR. A atividade da maltase intestinal variou quadraticamente com menor atividade estimada com inclusão de 1,57% de inclusão de PR aos 21 dias. A inclusão do resíduo sólido da própolis na dieta de frangos de corte diminui o consumo de ração e modula a atividade das enzimas digestivas intestinais e pancreáticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Regina do Amaral Duarte, Universidade do Estado de Mato Grosso

Profª Drª, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Tangará da Serra, MT, Brasil.

Cinthia Eyng, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Dr, Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rôndon, PR, Brasil.

Alice Eiko Murakami, Universidade Estadual de Maringá

Profª Drª, Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Mayra Diaz Vargas, Universidade Estadual de Maringá

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Ricardo Vianna Nunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Dr, Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rôndon, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Duarte, C. R. do A., Eyng, C., Murakami, A. E., Vargas, M. D., & Nunes, R. V. (2017). A inclusão do resíduo da própolis na dieta afeta a atividade de enzimas digestivas em frangos de corte. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 417–428. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p417

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>