Anemia hemolítica imunomediada em cães - relato de três casos

Autores

  • João Henrique Atero de Carvalho Leite Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Curotto Nolasco de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Patricia Mendes Pereira Universidade Estaual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p319

Palavras-chave:

Anemia hemolítica imunomediada, Tratamento, Prognóstico, Cães.

Resumo

A anemia hemolítica imunomediada (AHIM) é um tipo comum de anemia em cães e gatos. A doença é mais comum em fêmeas caninas de meia-idade, especialmente Cocker Spaniel Americano. Os sinais clínicos estão associados com a anemia severa.  Não há achados patognomônicos, mas a presença de anemia hemolítica em um cão jovem ou de meia idade, auto-aglutinação e esferócitos ou teste de Coombs positivo, eliminação de outros diagnósticos diferenciais e a resposta apropriada a terapia imunossupressora indicam AHIM. Apesar de inúmeras opções terapêuticas, os índices de mortalidade permanecem elevados. O objetivo do presente trabalho é relatar três casos graves de AHIM, ressaltando as modalidades terapêuticas e o prognóstico associado a elas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Henrique Atero de Carvalho Leite, Universidade Estadual de Londrina

Médico Veterinário Residente, setor de Clínica Médica de Animais de Companhia, Depto. Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Luciana Curotto Nolasco de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária Residente, setor de Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia, Depto. Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Patricia Mendes Pereira, Universidade Estaual de Londrina

Profª. Adjunto do Departamento de Clínicas Veterinárias da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Carvalho Leite, J. H. A. de, Carvalho, L. C. N. de, & Pereira, P. M. (2011). Anemia hemolítica imunomediada em cães - relato de três casos. Semina: Ciências Agrárias, 32(1), 319–326. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p319

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>