Microbiota termodúrica psicrotrófica proteolítica do leite cru refrigerado

Autores

  • Jose Carlos Ribeiro Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Vanerli Beloti Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Pelisson Massi Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Helena Pelegrinelli Fungaro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p267

Palavras-chave:

Bacillus pumilus. Cladosporium, Curvularia, Geotrichum, Proteólise.

Resumo

Os micro-organismos termodúricos são aqueles capazes de resistir ao processo de pasteurização do leite. Assim, a microbiota do leite pasteurizado é constituída por esses micro-organismos que podem influenciar diretamente na vida sua vida útil. O objetivo do presente trabalho foi identificar a microbiota termodurica psicrotrófica proteolítica do leite cru refrigerado. Foram avaliadas 20 amostras de leite cru refrigerado, plaqueadas e incubadas a 7°C por 10 dias. As cepas isolados foram repicadas em ágar leite para verificação da atividade proteolítica e inicialmente avaliadas microscopicamente e posteriormente identificadas por sequenciamento de DNA. Foi observado apenas um crescimento bacteriano e outros 10 isolados fúngicos termodúricos psicrotróficos em 40% das amostras avaliadas. Todos os isolados foram proteolíticos. O sequenciamento parcial do gene 16S rRNA da cepa bacteriana permitiu a identificação de Bacillus pumilus e a análise da região ITS1-5.8S-ITS2 dos isolados fúngicos os identificou como Cladosporium cladosporioides (60%), Curvularia geniculatus (10%), e Geotrichum candidum (30%). Não foram encontrados estudos anteriores sobre a presença de B. pumilus no leite cru brasileiro. Considerando o potencial deteriorante de todos os isolados e presença de fungos termodúricos psicrotróficos no leite cru, é importante a continuidade trabalhos que avaliem sua resistência térmica e seu impacto na vida útil do leite pasteurizado, longa vida e derivados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jose Carlos Ribeiro Junior, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Vanerli Beloti, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Fernanda Pelisson Massi, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Maria Helena Pelegrinelli Fungaro, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Departamento de Biologia Geral, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Ribeiro Junior, J. C., Beloti, V., Massi, F. P., & Fungaro, M. H. P. (2017). Microbiota termodúrica psicrotrófica proteolítica do leite cru refrigerado. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 267–272. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p267

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>