Efeito da combinação de espécies de fungos entomopatogênicos e de temperatura de incubação na mortalidade de Alphitobius diaperinus Panzer (Coleoptera: Tenebrionidae)

Autores

  • Juliana Cristina dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luis Francisco Angeli Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Andréia Kusumota Bonini Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Cristhiane Rohde Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n4p525

Palavras-chave:

Controle biológico, Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae, Produção animal.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar, em condições de laboratório, o efeito dos fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae isoladamente e em mistura com diferentes concentrações, e em duas temperaturas de incubação, contra larvas e adultos do cascudinho dos aviários (A. diaperinus). Os insetos foram imersos por 10 segundos sob agitação, em suspensões de conídios de ambos os fungos, em diferentes percentuais de B. bassiana e M. anisopliae nas seguintes combinações 100 : 0; 25 : 75 ; 50 : 50; 75 : 25; testemunha, contendo no máximo 1 × 108conídios/mL. Em seguida, foram incubados a 26 e 32°C e fotofase de 14 horas, sendo preparadas quatro repetições de 15 insetos para cada tratamento, tanto para larvas como para adultos, respectivamente. A mortalidade foi avaliada diariamente, sendo os insetos mortos desinfectados em álcool 70% e mantidos em câmara úmida nas mesmas condições descritas, para confirmação da morte pelos fungos. Na temperatura de 26°C, verificou-se que na mistura de fungos somente houve mortalidade confirmada por B. bassiana e não houve diferença na mortalidade larval causada por este fungo, em mistura ou isoladamente. Em relação aos adultos, no tratamento de mistura de fungos houve redução na mortalidade em relação ao fungo isoladamente. Na temperatura de 32°C a mistura elevou a ação de B. bassiana contra larvas em duas combinações (50% de cada fungo e 75% de B. bassiana + 25% de M. anisopliae), mas reduziu em todas as combinações contra adultos. Houve também efeito negativo da temperatura sobre os fungos, que foram mais efetivos sobre as larvas a 26ºC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Cristina dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Laboratório de Zoologia de Invertebrados. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, CNPq.

 

Luis Francisco Angeli Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Laboratório de Zoologia de Invertebrados.

Andréia Kusumota Bonini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Laboratório de Zoologia de Invertebrados.

Cristhiane Rohde, Universidade Federal de Lavras

Programa de Mestrado em Entomologia, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Entomologia.

Downloads

Publicado

2006-07-29

Como Citar

Santos, J. C. dos, Alves, L. F. A., Bonini, A. K., & Rohde, C. (2006). Efeito da combinação de espécies de fungos entomopatogênicos e de temperatura de incubação na mortalidade de Alphitobius diaperinus Panzer (Coleoptera: Tenebrionidae). Semina: Ciências Agrárias, 27(4), 525–532. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n4p525

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>