Grupo genético e presença de chifres em lesões e perdas econômicas de carcaças bovinas

Autores

  • Fábio Souza Mendonça Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0003-2477-0360
  • Ricardo Zambarda Vaz Universidade Federal de Pelotas
  • Willian Silveira Leal Universidade Federal de Pelotas
  • João Restle Universidade Federal de Goiás
  • Leonir Luiz Pascoal Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Bitencourt Vaz Universidade Federal de Pelotas
  • Gustavo Duarte Farias Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4265

Palavras-chave:

Bem-estar animal, Cortes da carcaça.

Resumo

Foram avaliadas as lesões na carcaça de machos castrados e fêmeas de descarte, classificados ao desembarque no frigorífico segundo a predominância genética em taurinos e zebuínos, e a presença de aspas, incluindo mochos, aspados e mistos. Foram considerados aspados os lotes que incluíam mais de 20% de animais aspados, e mistos menos de 20% de animais aspados. Os dados foram coletados em uma empresa frigorifica do RS, agrupados em 93 lotes de animais, totalizando 2.520 animais, provenientes de diferentes regiões do estado. Após a evisceração, na linha de abate, foram identificadas as contusões e contabilizadas de acordo com as regiões da carcaça: quadril, traseiro, costela, dianteiro e lombo, por animal e total do lote. Os pesos dos tecidos removidos devido às contusões foi baseado nos pesos médios de várias amostragens das lesões de acordo com o grau de severidade das mesmas. Em relação ao número de contusões por animal, não foram observadas diferenças (P>0,05) entre os grupos genéticos, porém, quando comparados os totais por lote, ocorreram diferenças em todas as regiões da carcaça, com exceção do dianteiro, com maior número de lesões nos zebuínos em relação aos taurinos. As avaliações individuais mostraram aumentos de 86,2% (P<0,05) de contusões para a região da costela dos animais aspados em relação aos mochos. Lotes aspados apresentaram maior média (P<0,05) de lesões em comparação aos mochos com aumento de 65,1; 131,7 e 132,8 % nas contusões totais na carcaça, na costela e no dianteiro, respectivamente. Os lotes mistos não diferiram dos mochos e aspados. Os zebuínos foram responsáveis pela maior perda da indústria totalizando 1,21 kg resultando economicamente numa perda de R$ 15,48 por carcaça. A presença de aspas resultou em maior perda em kg de carcaça (1,13 kg) com perda econômica de R$ 16,11 por carcaça. As contusões nas carcaças são reflexo do grupo racial e presença de aspas, com susceptibilidade dos grupos zebuínos e aspados ocasionando maiores perdas econômicas para a cadeia produtiva da carne.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Souza Mendonça, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Ricardo Zambarda Vaz, Universidade Federal de Pelotas

Prof., Departamento de Zootecnia, Faculdade de Agronomia, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Willian Silveira Leal, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

João Restle, Universidade Federal de Goiás

Prof., Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO, Brasil.

Leonir Luiz Pascoal, Universidade Federal de Santa Maria

Prof., Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Marcia Bitencourt Vaz, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade Agronomia Eliseu Maciel, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Gustavo Duarte Farias, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade Agronomia Eliseu Maciel, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Mendonça, F. S., Vaz, R. Z., Leal, W. S., Restle, J., Pascoal, L. L., Vaz, M. B., & Farias, G. D. (2016). Grupo genético e presença de chifres em lesões e perdas econômicas de carcaças bovinas. Semina: Ciências Agrárias, 37(6), 4265–4274. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4265

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.