Atributos biológicos e microbiológicos em Latossolo Vermelho manejado com plantas de cobertura

Autores

  • Rodrigo Ferreira da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Matsuoka Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilvan Moisés Bertollo Universidade Federal de Santa Maria
  • Rudinei De Marco Universidade Federal de Pelotas
  • Geomar Mateus Corassa Universidade Federal de Santa Maria
  • Douglas Leandro Scheid Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p649

Palavras-chave:

Fauna edáfica, Manejo, Qualidade do solo.

Resumo

A inclusão de plantas de cobertura de inverno e adubação com nitrogênio (N) ao solo pode exercer efeito nos seus atributos biológicos e microbiológicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar atributos biológicos e microbiológicos em solo submetido a diferentes plantas de cobertura de inverno e doses de nitrogênio. O trabalho foi conduzido no campus de Frederico Westphalen, RS da Universidade Federal de Santa Maria de abril de 2010 a outubro de 2013 em Latossolo Vermelho distrófico típico. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em arranjo fatorial (10 x 2) sendo 10 sistemas de plantas de cobertura de inverno: Pousio (testemunha com espécies espontâneas); Aveia preta; Aveia branca; Azevém; Nabo forrageiro; Ervilhaca; Tremoço branco; Aveia preta + Nabo forrageiro; Aveia preta + Ervilhaca e Aveia preta + Nabo forrageiro + Ervilhaca, e duas doses de nitrogênio na forma de ureia aplicados nos cultivos sucessivos de feijão e milho, com quatro repetições. Avaliaram-se os atributos biológicos da fauna edáfica (riqueza de Margalef, dominância de Simpson, diversidade de Shannon e densidade de organismos) e microbiológicos (carbono da biomassa microbiana, nitrogênio da biomassa microbiana, respiração basal, quociente metabólico e quociente microbiano do solo). O Pousio com espécies espontâneas e o tremoço resultaram em maior dominância de Simpson e densidade de organismos decorrente do aumento no número de indivíduos da ordem Collembola. A ervilhaca melhorou os atributos biológicos do solo com aumento no número de Collembola, abundância, riqueza e diversidade de organismos da fauna edáfica. A aplicação de nitrogênio favoreceu o carbono da biomassa microbiana e reduziu o quociente metabólico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Prof., Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Campus Frederico Westphalen, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Marcia Matsuoka, Universidade Federal de Santa Maria

Prof., Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Campus Frederico Westphalen, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Gilvan Moisés Bertollo, Universidade Federal de Santa Maria

Engo Agro, Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenheira Agrícola, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Rudinei De Marco, Universidade Federal de Pelotas

Engº Florestal, Discentes do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.

Geomar Mateus Corassa, Universidade Federal de Santa Maria

Engo Agro, Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenheira Agrícola, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Douglas Leandro Scheid, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Silva, R. F. da, Matsuoka, M., Bertollo, G. M., De Marco, R., Corassa, G. M., & Scheid, D. L. (2017). Atributos biológicos e microbiológicos em Latossolo Vermelho manejado com plantas de cobertura. Semina: Ciências Agrárias, 38(2), 649–658. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p649

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)