Efeito da estação do ano nas características do pelame e parâmetros fisiológicos em novilhas cruzadas Holandês-Gir x Guzerá

Autores

  • Soraia Rage Rezende Universidade de Franca
  • Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Susiandra Kloster Munhoz Universidade Federal de Uberlândia.
  • Natascha Almeida Marques da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p381

Palavras-chave:

Bovino, Frequência respiratória, Temperatura retal, Termorregulação.

Resumo

Objetivou-se neste estudo investigar as características morfológicas do pelame e parâmetros fisiológicos no verão e no inverno, pela manhã e tarde, em novilhas cruzadas Holandês-Gir x Guzerá em ambiente tropical. Para isso, utilizaram-se 20 novilhas leiteiras mestiças oriundas do cruzamento de vacas cruzadas Holandês-Gir com touro da raça Guzerá, criadas no município de Ibiá, Minas Gerais. A espessura do pelame, ou seja, distância da epiderme até a superfície superior da capa dos pelos, comprimento médio dos pelos, número de pelos por unidade de área, ângulo de inclinação dos pelos em relação à superfície da epiderme, frequências cardíaca e respiratória, temperaturas retal e da superfície corporal foram mensuradas. Realizou-se análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste F a 5%, exceto frequências cardíaca e respiratória e temperatura superficial dentro da estação, que foram comparadas pelo teste Mann Whitney a 5%. Para temperatura retal o valor máximo encontrado foi de 39,53°C no verão, à tarde. À tarde a temperatura retal foi maior no verão em relação ao inverno. As frequências respiratória e cardíaca e temperatura de superfície do pelame foram maiores no verão (34,00 movimentos minuto-1, 78,60 batimentos minuto-1, 37,97°C, respectivamente) em relação ao inverno (27,47 movimentos minuto-1, 58,72 batimentos minuto-1, 34,94ºC, respectivamente). A espessura e comprimento do pelame apresentaram-se maiores no inverno (0,73; 1,82 cm, respectivamente) em relação ao verão (0,49; 1,11 cm, respectivamente). A estação do ano e o turno interferem na maioria dos parâmetros fisiológicos de termorregulação e características de pelame de bezerras Holandês-Gir x Guzerá, entretanto, mantem a homeotermia e, portanto, são adaptadas a região, podendo ser uma alternativa a ser utilizada pelos criadores desta região.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Soraia Rage Rezende, Universidade de Franca

Médica Veterinária, Discente de Residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Universidade de Franca, UNIFRAN, Franca, SP, Brasil.

Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

Profa Dra, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia, FAMEV/UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Susiandra Kloster Munhoz, Universidade Federal de Uberlândia.

Discente do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária, FAMEV/UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Natascha Almeida Marques da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Profa Dra, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia, FAMEV/UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Rezende, S. R., Nascimento, M. R. B. de M., Munhoz, S. K., & Silva, N. A. M. da. (2017). Efeito da estação do ano nas características do pelame e parâmetros fisiológicos em novilhas cruzadas Holandês-Gir x Guzerá. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 381–390. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p381

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)