Incompatibilidade de enxertia em Prunus spp. precedida pela redução do índice SPAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p635

Palavras-chave:

Clorofilômetro, Frutíferas de caroço, Porta-enxerto, Rosaceae.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi mensurar o índice de clorofila (SPAD 502 Plus) em folhas de três cultivares de pessegueiros enxertados em diferentes porta-enxertos clonais, totalizando 68 combinações copa/porta-enxerto, entre cinco e nove meses após o plantio no campo, para qualificar os possíveis sintomas que antecedem a incompatibilidade de enxertia em Prunus spp. Três unidades de observação (UO) com as cultivares copa ‘BRS-Kampai’, ‘Jade’ e ‘Maciel’ foram estabelecidas sobre 18, 25 e 25 porta-enxertos clonais, respectivamente, no inverno de 2014. Como testemunhas, utilizaram-se as respectivas cultivares-copa autoenraizadas (sem porta-enxerto) que, assim como os porta-enxertos, também foram propagadas por estacas herbáceas. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições, sendo cada parcela composta por uma planta. O índice SPAD foi determinado em três avaliações, entre janeiro e abril de 2015. Os porta-enxertos ‘Mirabolano 29C’ (P.cerasifera) e ‘Marianna 2624’ (P.cerasifera x P.munsoniana) reduziram os índices SPAD nas avaliações realizadas nas três cultivares copa de pessegueiro, que culminaram com a morte das plantas por incompatibilidade. Conclui-se que os porta-enxertos ‘Mirabolano 29C’ (P.cerasifera) e ‘Marianna 2624’ (P.cerasifera x P.munsoniana) apresentam incompatibilidade de enxertia do tipo “translocada” com as cultivares de pessegueiro BRS-Kampai, Jade e Maciel e a morte dessas plantas foi precedida pela redução dos índices SPAD nas folhas após cinco meses do plantio. As demais combinações copa/porta-enxerto testadas não reduziram os índices SPAD até os nove meses de idade, mas necessitam ser avaliadas por maior período de tempo para se afirmar sobre a compatibilidade de enxertia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tainá Rodrigues das Neves, Universidade Federal de Pelotas

Dsicente, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, FAEM, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Bolsista da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, Brasil.

Newton Alex Mayer, Embrapa Clima Temperado

Engº Agrº, Dr., Pesquisador, Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, Brasil.

Bernardo Ueno, Embrapa Clima Temperado

Engº Agrº, Dr., Pesquisador, Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Neves, T. R. das, Mayer, N. A., & Ueno, B. (2017). Incompatibilidade de enxertia em Prunus spp. precedida pela redução do índice SPAD. Semina: Ciências Agrárias, 38(2), 635–648. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p635

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)