Composição física da carcaça, cortes comerciais e características da carne de tourinhos mestiços Holandês-Zebu alimentados com níveis de glicerina bruta na dieta

Autores

  • Ana Clara Bohnen de Barros Universidade Federal do Tocantins
  • João Restle Universidade Federal do Tocantins
  • Regis Luis Missio Universidade Federal do Tocantins
  • Fabrícia Rocha Chaves Miotto Universidade Federal do Tocantins
  • Wescley Faccini Augusto Universidade Federal do Tocantins
  • Raylon Pereira Maciel Universidade Federal do Tocantins
  • Denise Adelaide Gomes Elejalde Universidade Federal do Tocantins
  • José Neuman Miranda Neiva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3349

Palavras-chave:

Cor, Força ao cisalhamento, Glicerol, Marmoreio, Subproduto.

Resumo

O estudo objetivou avaliar a composição física da carcaça e as características da carne de tourinhos alimentados com níveis de glicerina bruta (0, 120, 240 e 360 g kg-1 de matéria seca) em dietas a base de grão de milheto moído e farelo do mesocarpo do babaçu. Foram utilizados 24 tourinhos mestiços Holandês-Zebu com 30 meses de idade e 390 ± 31,5 kg de peso corporal médio inicial. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos e seis repetições. Os pesos absolutos (kg) dos cortes comerciais não se ajustaram a nenhum dos modelos de regressão testados. Entretanto, verificouse que o peso da ponta de agulha e do traseiro especial foram maiores para os animais alimentados com glicerina bruta em relação àqueles alimentados sem inclusão deste alimento na dieta. A proporção dos cortes comerciais, no entanto, não foi alterada. A elevação do nível de glicerina bruta das dietas elevou linearmente a proporção de gordura das carcaças, reduzindo a proporção de músculo, mas não alterou a proporção de osso e a porção comestível das carcaças. A relação músculo/gordura foi reduzida linearmente com o avanço do nível de glicerina bruta das dietas. A coloração da carne, avaliada subjetivamente, aumentou linearmente com o avanço do nível de glicerina bruta das dietas, passando de vermelho escuro para vermelho levemente escuro. A textura, o marmoreio, a força ao cisalhamento das fibras musculares e a perda de líquidos ao descongelamento e cozimento não foram alteradas pelos níveis de glicerina bruta das dietas. A inclusão de até 240 g kg-1 de glicerina bruta na dieta de bovinos eleva a proporção de gordura, sem alterar a porção comercializável das carcaças. Os benefícios para a qualidade da carne se referem à melhora da coloração, sem alterar as demais características de interesse econômico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Clara Bohnen de Barros, Universidade Federal do Tocantins

Discente, Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Araguaína, TO, Brasil.

João Restle, Universidade Federal do Tocantins

Bolsista PVNS Capes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, UFT, Araguaína, TO, Brasil.

Regis Luis Missio, Universidade Federal do Tocantins

Prof., Departamento de Agronomia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Pato Branco, PR, Brasil.

Fabrícia Rocha Chaves Miotto, Universidade Federal do Tocantins

Prof., Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Araguaína, TO, Brasil. E-

Wescley Faccini Augusto, Universidade Federal do Tocantins

Discente, Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Araguaína, TO, Brasil.

Raylon Pereira Maciel, Universidade Federal do Tocantins

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, UFT, Araguaína, TO, Brasil.

Denise Adelaide Gomes Elejalde, Universidade Federal do Tocantins

Bolsista de Pós-Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, UFT, Araguaína, TO, Brasil.

José Neuman Miranda Neiva, Universidade Federal do Tocantins

Prof., Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Araguaína, TO, Brasil. E-

Downloads

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Barros, A. C. B. de, Restle, J., Missio, R. L., Miotto, F. R. C., Augusto, W. F., Maciel, R. P., Elejalde, D. A. G., & Neiva, J. N. M. (2016). Composição física da carcaça, cortes comerciais e características da carne de tourinhos mestiços Holandês-Zebu alimentados com níveis de glicerina bruta na dieta. Semina: Ciências Agrárias, 37(5), 3349–3360. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3349

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>