Evolução de propriedades físicas do solo em função dos sistemas de manejo em culturas anuais

Autores

  • Rafael Fuentes Llanillo Universidade Estadual de Londrina
  • Alfredo Richart Universidade Estadual de Londrina
  • João Tavares Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Maria de Fátima Guimarães Universidade Estadual de Londrina
  • Rogério R. M. Ferreira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n2p205

Palavras-chave:

Densidade do solo, Matéria orgânica, Estabilidade de agregados, Compactação, Plantio direto.

Resumo

Para assegurar a sustentabilidade do sistema produtivo, o manejo do solo deve manter as propriedades físicas do solo o mais próximo das condições originais em que este se encontrava na natureza. Esta revisão sintetiza os efeitos de três sistemas de manejo de solo (convencional, mínimo e direto) em culturas anuais sobre as propriedades físicas do solo como densidade, porosidade, resistência à penetração, velocidade de infiltração, condutividade hidráulica, compressibilidade, nível de matéria orgânica, tamanho e estabilidade de agregados. O plantio direto apresenta vantagens nos níveis de matéria orgânica, na estabilidade de agregados, na compressibilidade e na condutividade hidráulica, mas tem suas limitações quanto à densidade do solo e resistência à penetração. O preparo mínimo à base de escarificação apresenta-se especialmente eficiente na velocidade de infiltração, na condutividade hidráulica e na resistência à penetração, sendo intermediário entre convencional e direto nos demais aspectos. O preparo convencional, principalmente em condições tropicais, apresenta os indicadores menos favoráveis para propriedades físicas do solo, normalmente mais distante das condições da cobertura vegetal original e, em certas situações, aproximando-se do preparo mínimo e do plantio direto. Nesse particular, os sistemas conservacionistas se aproximam em alguns aspectos das condições naturais, mas não reproduzem as condições das coberturas naturais originais de mata, cerrado ou campos nativos, mesmo que estando na direção da sustentabilidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Fuentes Llanillo, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.

Alfredo Richart, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.

João Tavares Filho, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR.

Maria de Fátima Guimarães, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR.

Rogério R. M. Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Llanillo, R. F., Richart, A., Tavares Filho, J., Guimarães, M. de F., & Ferreira, R. R. M. (2006). Evolução de propriedades físicas do solo em função dos sistemas de manejo em culturas anuais. Semina: Ciências Agrárias, 27(2), 205–220. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n2p205

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>