Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado

Autores

  • Juliana Bonametti Olivato Universidade Estadual de Londrina
  • Suzana Mali Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Victória Eiras Grossmann Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p81

Palavras-chave:

Embalagens biodegradáveis, Armazenamento e queijo processado.

Resumo

 

Há um interesse crescente no emprego de matérias-primas provenientes de recursos renováveis para a produção de embalagens para alimentos. Dentre os biopolímeros mais promissores para este fim estão os amidos de diversas fontes botânicas, que são biodegradáveis, têm custo baixo e estão disponíveis em todo o mundo. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de embalagens biodegradáveis de amido de inhame no armazenamento (30 dias / 4oc) de queijo processado obtido de fonte comercial, e comparar o seu desempenho com o de embalagens convencionais. Os resultados obtidos mostraram que a embalagem convencional foi mais eficaz na retenção do peso e atividade de água das amostras do que a embalagem de amido. Quanto à contagem microbiana, apenas as amostras não embaladas apresentaram contaminação. A acidez titulável e o ph não diferiram nas amostras embaladas durante todo o tempo de armazenamento (teste de tukey, p  £  0,05). Considerando os resultados apresentados, verificou-se que a utilização de embalagens de amido de inhame pode ser uma alternativa para este tipo de produto, desde que, mais estudos sejam realizados no sentido de aprimorar a embalagem de amido como barreira às trocas de vapor de água.

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Bonametti Olivato, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Graduação do Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina.

Suzana Mali, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica – Bioquímica, Doutora em Ciência de Alimentos e Bolsista CAPES – PRODOC do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos, CCA, UEL.

Maria Victória Eiras Grossmann, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos do Departamento TAM, CCA, UEL.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Olivato, J. B., Mali, S., & Grossmann, M. V. E. (2006). Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado. Semina: Ciências Agrárias, 27(1), 81–88. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p81

Edição

Seção

Artigos