Avaliação do desempenho animal, consumo de alimento e perdas econômicas em ovinos infectados experimentalmente por Trypanosoma vivax

Autores

  • Parmênedes Dias de Brito Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Telma de Sousa Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Andréia Freitas de Oliveira Instituto Federal de Estado do Maranhão
  • Débora Andrea Evangelista Façanha Universidade Federal do Semi-Árido
  • Carlos Iberê Alves Freitas Universidade Federal do Semi-Árido
  • Alexandre de Paula Braga Universidade Federal do Semi-Árido
  • Jael Soares Batista Universidade Federal do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1323

Palavras-chave:

Tripanossomíase, Conversão alimentar, Impacto econômico, Ganho de peso.

Resumo

O Trypanosoma vivax é um protozoário originário do Continente Africano que mesmo não completando seu ciclo biológico na América do Sul, devido à ausência da mosca tsé-tsé, pode levar ruminantes a óbito. O presente trabalho teve por objetivo verificar, em ovinos infectados, os efeitos do T. vivax em medidas e índices que caracterizam o desempenho animal, bem como perdas econômicas em animais de abate. Para tanto foram utilizados vinte ovinos adultos, machos, inteiros com idade e peso aproximados, criados em confinamento, submetidos ao mesmo manejo e alimentação, sendo esta balanceada e suplementada com minerais adequados. Os animais foram divididos em dois grupos: o grupo controle (GC) e o grupo infectado (GI) que foi alcançado pela inoculação endovenosa de 1,3 x 105 tripomastigotas de T. vivax. O consumo de ração foi verificado diariamente, enquanto a conversão alimentar (CA), o índice de eficiência alimentar (IEA) e o ganho de peso foram obtidos semanalmente. O ganho de peso total (GPT) foi obtido ao final de 70 dias pós-infecção. A perda econômica foi obtida subtraindo do valor esperado (GC) do valor obtido (GI), e a diferença exposta em porcentagem. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, para isolar o efeito do peso inicial, foi aplicado o teste “t” de Student a 5% para comparação de médias. A taxa de letalidade do T. vivax em ambiente experimental controlado foi de 10%, taxa muito inferior ao verificado em surtos naturais. Quanto ao consumo de ração, os grupos apresentaram consumo idêntico durante todo o período, todavia, o GPT do grupo infectado foi significativamente inferior, 50,7% menor quando comparado ao GC. Do mesmo modo, o ganho de peso diário (GPD), conversão alimentar (CA) e o índice de eficiência alimentar (IEA) do GI foram significantemente inferiores ao GC. Além disso, os piores índices de CA e IEA coincidiram com os picos parasitêmicos e recidivas, provavelmente pela demanda imunológica, e de reparos teciduais. A circunferência abdominal dos animais infectados foi estatisticamente inferior ao GC, o que pode estar relacionado diretamente à mobilização de gordura, além de possível efeito negativo na capacidade digestiva. As perdas econômicas apenas sobre o peso foram de 24,07%, podendo alcançar 31,66% do valor do lote na ocorrência de óbito. A infecção por T. vivax afetou negativamente os índices de desempenho animal, ainda que bem nutridos. O T. vivax em ovinos destinados ao abate causou perdas econômicas de 31,66%, devido à diminuição do desempenho e a taxa de óbito verificado no grupo infectado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Parmênedes Dias de Brito, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, PPGCA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Telma de Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba

Discente, Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Patos,PB, Brasil. 

Andréia Freitas de Oliveira, Instituto Federal de Estado do Maranhão

Profª Drª, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Instituto Federal de Estado do Maranhão, IFMA, Caxias, MA, Brasil.

Débora Andrea Evangelista Façanha, Universidade Federal do Semi-Árido

Prof. Dr., Departamento de Ciências Animais, DCAn, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Carlos Iberê Alves Freitas, Universidade Federal do Semi-Árido

Prof. Dr., Departamento de Ciências Animais, DCAn, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Alexandre de Paula Braga, Universidade Federal do Semi-Árido

Prof. Dr., Departamento de Ciências Animais, DCAn, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Jael Soares Batista, Universidade Federal do Semi-Árido

Prof. Dr., Departamento de Ciências Animais, DCAn, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Brito, P. D. de, Lima, T. de S., Oliveira, A. F. de, Façanha, D. A. E., Freitas, C. I. A., Braga, A. de P., & Batista, J. S. (2017). Avaliação do desempenho animal, consumo de alimento e perdas econômicas em ovinos infectados experimentalmente por Trypanosoma vivax. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1323–1334. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1323

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)