Ocorrência de helmintos e protozoários em hortaliças cruas comercializadas no município de Guarapuava, Paraná, Brasil

Autores

  • Leandro Mortean Ono Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Dauton Luiz Zulpo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Jaidson Peretti Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • João Luis Garcia Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n4p543

Palavras-chave:

Enteroparasitas, Hortaliças, Ocorrência.

Resumo

O consumo de hortaliças é uma das principais vias de transmissão de enteroparasitas para os seres humanos. Considerando este fato, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a ocorrência de enteroparasitas em hortaliças comercializadas no município de Guarapuava, Paraná, Brasil. Amostras de alface lisa, alface crespa e agrião foram processadas e analisadas para verificar a presença de enteroparasitas. Das 94 amostras colhidas (55 de alface crespa, 21 de alface lisa e 18 de agrião), 42 (44,7%) foram positivas para a presença de algum tipo de enteroparasita. As amostras de alface lisa apresentaram um risco de contaminação maior do que as de alface crespa (OR = 4, p < 0,05) e as de agrião (OR = 5, p < 0,05). Os principais helmintos e protozoários observados foram Ancylostomatidae (85,7%), Strongyloides sp. (28,5%), Giardia sp. (4,7%) e Enterobius sp. (2,3%). Considerando os resultados obtidos, ressalta-se a necessidade da realização de medidas preventivas para melhorar a qualidade higiênica sanitária das hortaliças, tanto pelas autoridades sanitárias como pelos consumidores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Mortean Ono, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmico dos Cursos de Ciências Biológicas e Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava,PR, Brasil.

Dauton Luiz Zulpo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava, PR,Brasil.

 

Jaidson Peretti, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava, PR,Brasil.

João Luis Garcia, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava,PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Ono, L. M., Zulpo, D. L., Peretti, J., & Garcia, J. L. (2005). Ocorrência de helmintos e protozoários em hortaliças cruas comercializadas no município de Guarapuava, Paraná, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 26(4), 543–546. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n4p543

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>