Diversidade genética para qualidade de sementes de soja em diferentes condições de armazenamento

Autores

  • Daniele Piano Rosa Universidade Federal de Viçosa
  • Danúbia Aparecida Costa Nobre Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Diego Santos Oliveira Departamento de Fitotecnia
  • Francisco Charles dos Santos Silva Universidade Federal de Viçosa
  • André Ricardo Gomes Bezerra Universidade Federal de Viçosa
  • Amilton Ferreira da Silva Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Tuneo Sediyama Departamento de Fitotecnia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p57

Palavras-chave:

Dissimilaridade, Germinação, Glycine max (L.) Merrill, Vigor.

Resumo

Os objetivos desse estudo foram avaliar o desempenho e a diversidade genética de cultivares de soja quanto à qualidade fisiológica de sementes submetidas ao armazenamento em câmara fria e em condição ambiental. Foram utilizadas sementes de dez cultivares de soja; o experimento foi disposto em esquema fatorial (2x10), sendo o fator um: dois ambientes de armazenamento e o fator dois: dez cultivares de soja, com quatro repetições em delineamento inteiramente casualizado. Avaliou-se germinação, primeira contagem de germinação, porcentagem de plântulas anormais, índice de velocidade de germinação, teor de água, condutividade elétrica, matéria seca de plântula e comprimento de plântula. Os dados foram submetidos a análise de variância (p < 0,05), teste Scott Knott e análises multivariadas para estudo da diversidade genética. Concluiu-se que a qualidade fisiológica de sementes foi superior no armazenamento em câmara fria em relação ao armazenamento em condição ambiental; os lotes das cultivares FPS Júpiter, FPS Urano, FPS Antares, FPS Netuno e CD 250 apresentaram alta geminação e vigor, sendo indicados como os materiais elites quanto à qualidade fisiológica para os programas de melhoramento; os ambientes de armazenamento influenciaram no agrupamento das cultivares de soja; houve dissimilaridade genética entre as cultivares para os caracteres porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, primeira contagem do teste de germinação, número de plântulas anormais, condutividade elétrica, massa de matéria seca de plântulas e comprimento de plântula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Piano Rosa, Universidade Federal de Viçosa

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Danúbia Aparecida Costa Nobre, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Prof. Dr., Ciências Agrárias, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Arinos, MG, Brasil.

Diego Santos Oliveira, Departamento de Fitotecnia

Discente do Curso de Graduação em Agronomia, Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Departamento de Fitotecnia, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Francisco Charles dos Santos Silva, Universidade Federal de Viçosa

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

André Ricardo Gomes Bezerra, Universidade Federal de Viçosa

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Amilton Ferreira da Silva, Universidade Federal de São João Del-Rei

Prof. Dr., Departamento de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Campus Sete Lagoas, Sete Lagoas, MG, Brasil.

Tuneo Sediyama, Departamento de Fitotecnia

Prof. PhD, Departamento de Fitotecnia, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Rosa, D. P., Nobre, D. A. C., Oliveira, D. S., Silva, F. C. dos S., Bezerra, A. R. G., Silva, A. F. da, & Sediyama, T. (2017). Diversidade genética para qualidade de sementes de soja em diferentes condições de armazenamento. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 57–72. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p57

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)