Efeito da interação entre horários de aplicação do fungicida e intervalos de simulação de chuva na eficácia de controle da Ferrugem Asiática da Soja

Autores

  • Marlon Tagliapietra Stefanello Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Silveiro Balardin Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Gripa Minuzzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Diego Dalla Favera Universidade Federal de Santa Maria
  • Leandro Nascimento Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Tamara Pezzini Department of Entomology, University of Minnesota
  • André Ebone Grupo Agros

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3881

Palavras-chave:

Aplicação noturna, Controle químico, Glycine max L, Orvalho, Phakopsora pachyrhizi.

Resumo

Os fatores ambientais afetam o comportamento dos fungicidas em soja (Glycine max (L.) Merr.). Eles também influenciam a atividade residual de produtos aplicados na folha. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de controle da interação entre a aplicação do fungicida e simulação de chuva na Ferrugem Asiática da Soja (FAS). Foram conduzidos dois experimentos, um em casa de vegetação em delineamento inteiramente casualizado e outro a campo em delineamento de blocos ao acaso. Ambos os experimentos tiveram o mesmo arranjo fatorial 6x5, com quatro repetições. O fator A: cinco aplicações de fungicida às 04h00, 09h00, 14h00, 18h00, 23h00 e uma testemunha sem aplicação; Fator B: quatro intervalos de tempo entre a aplicação do fungicida e a simulação de chuva ao 0, 30, 60 e 120 min para o experimento em casa de vegetação e aos 2, 30, 60, 120 min para o experimento à campo. Um controle sem chuva foi incluído para ambos os experimentos. Os parâmetros avaliados foram o número de dias para o aparecimento das primeiras pústulas, severidade de FAS, índice relativo de clorofila e produtividade. Verifica-se que a eficácia de controle de FAS de aplicações de fungicidas em plantas de soja sob a luz solar foi menos afetada pela simulação de chuva. A simulação de chuva tem maior efeito negativo na eficácia de controle da doença em aplicações realizadas durante a noite sob condições de orvalho. A aplicação realizada às 09h00 apresentou a maior eficácia de controle da doença em ambas às condições de casa de vegetação e a campo. O horário de aplicação das 14h00 reduziu o residual de controle do fungicida e a eficácia de controle de FAS, possivelmente devido à combinação da baixa umidade relativa do ar e alta temperatura. Contudo, a simulação de chuva realizada aos 120 min após a aplicação ainda afetou a eficácia do controle FAS.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marlon Tagliapietra Stefanello, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, PPGAGRO, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Ricardo Silveiro Balardin, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. PhD., Departamento de Defesa Fitossanitária, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Simone Gripa Minuzzi, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, PPGAGRO, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Diego Dalla Favera, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Dr., PPGAGRO, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Leandro Nascimento Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, PPGAGRO, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Daniela Tamara Pezzini, Department of Entomology, University of Minnesota

Master degree student, Department of Entomology, University of Minnesota, Saint Paul, MN 55108, US.

André Ebone, Grupo Agros

Engº Agrº, Grupo Agros, Erechim, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Stefanello, M. T., Balardin, R. S., Minuzzi, S. G., Favera, D. D., Marques, L. N., Pezzini, D. T., & Ebone, A. (2016). Efeito da interação entre horários de aplicação do fungicida e intervalos de simulação de chuva na eficácia de controle da Ferrugem Asiática da Soja. Semina: Ciências Agrárias, 37(6), 3881–3892. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3881

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)