Efeito do método de extração na composição química e nas propriedades funcionais do amido de inhame (Dioscorea alata)

Autores

  • Juliana Suriano Nascimento Liporacci Universidade Estadual de Londrina
  • Suzana Mali Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Victória Eiras Grossmann Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n3p345

Palavras-chave:

Extração, Amido de inhame, Biofilmes.

Resumo

Tubérculos de inhame (Dioscorea alata) constituem-se em uma fonte não convencional de amido. O amido de inhame tem sido estudado como um polímero promissor na confecção de biofilmes por conter cerca de 30% de amilose, polímero responsável pela capacidade de formação de filmes nos amidos. Os amidos obtidos dos tubérculos de inhame foram extraídos por dois diferentes métodos e as características químicas e funcionais das amostras foram analisadas. O primeiro método, descrito por Alves, Grossmann e Silva (1999) foi executado em seis dias, gerando 7% de amido com grau de pureza acima de 95%. O segundo método, descrito por Cereda et al. (2003), rendeu 13% de amido com grau de pureza de 84% e foi realizado em três dias. Os amilogramas Brabender mostraram que as pastas de amido apresentaram estabilidade sob tratamento térmico, com menores valores de viscosidade para os amidos obtidos pelo segundo método de extração. A capacidade de formação de filmes das amostras extraídas pelos dois métodos foi similar, formando-se filmes com alta resistência mecânica, porém o amido obtido através do segundo método formou filmes mais opacos. Para adaptação à indústria, o segundo método de extração pareceu ser o mais adequado, porque o rendimento foi maior e requereu menos tempo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Suriano Nascimento Liporacci, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Graduação do Curso de Química da Universidade Estadual de Londrina.

Suzana Mali, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica – Bioquímica, Doutora em Ciência de Alimentos e Bolsista CAPES – PRODOC do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos, CCA, UEL.

Maria Victória Eiras Grossmann, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos do Departamento TAM, CCA, UEL.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Liporacci, J. S. N., Mali, S., & Grossmann, M. V. E. (2005). Efeito do método de extração na composição química e nas propriedades funcionais do amido de inhame (Dioscorea alata). Semina: Ciências Agrárias, 26(3), 345–352. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n3p345

Edição

Seção

Artigos