Plantas medicinais utilizadas na medicina popular por moradores da área urbana de Bandeirantes, PR, Brasil

Autores

  • Simone Beatriz Fuck Universidade Estadual de Londrina
  • João Carlos Athanázio Universidade Estadual de Londrina
  • Cristina B. de Lima Fundação Faculdades “Luiz Meneghel”
  • Lin Chau Ming Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n3p291

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Medicina popular, Área urbana.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo levantar o conhecimento a respeito de plantas medicinais dos moradores da área urbana central do município de Bandeirantes-PR. Os dados foram coletados no período de fevereiro a dezembro de 2003, através de entrevistas feitas com mulheres, com idade acima de 40 anos, selecionadas pelo seu conhecimento sobre o uso medicinal de espécies vegetais. As entrevistas foram realizadas através de formulários pré-estruturados, com questões referentes ao entrevistado e à planta citada. Cada entrevista foi registrada com o auxílio de gravador e fotografias para evitar perdas de informações. Foram coletadas amostras vegetais para montagem de exsicatas para posterior identificação botânica. Após a identificação, as exsicatas foram incorporadas ao herbário do Jardim Botânico da Faculdades Luiz Meneghel – FALM, Bandeirantes, PR. Foram registradas 31 espécies vegetais distribuídas em 19 famílias, sendo a Lamiaceae com maior número de espécies, seguida por Rosaceae, Asteraceae e Euphorbiaceae. A parte vegetal mais utilizada na preparação dos remédios foi a folha, e a forma de preparo mais comum foi a infusão. As indicações terapêuticas mais citadas nas entrevistas foram dor de cabeça, diarréia, febre, cólica e infecção.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Beatriz Fuck, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, bolsista do CNPq.

João Carlos Athanázio, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Cep 86051-990, Londrina-PR.

Cristina B. de Lima, Fundação Faculdades “Luiz Meneghel”

FALM – Fundação Faculdades “Luiz Meneghel” - Departamento de Produção Vegetal, Bandeirantes-PR.

Lin Chau Ming, Universidade Estadual Paulista

FCA/UNESP-Departamento de Produção Vegetal-SP.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Fuck, S. B., Athanázio, J. C., Lima, C. B. de, & Ming, L. C. (2005). Plantas medicinais utilizadas na medicina popular por moradores da área urbana de Bandeirantes, PR, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 26(3), 291–296. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n3p291

Edição

Seção

Artigos