Qualidade fisiológica de sementes de cultivares de feijão carioca cultivadas sob diferentes doses de fósforo e épocas de cultivo

Autores

  • Claudemir Zucareli Universidade Estadual de Londrina
  • Cristian Rafael Brzezinski Universidade Estadual de Londrina
  • Flávia Werner Universidade Estadual de Londrina
  • Julia Abati Universidade Estadual de Londrina
  • João Nakagawa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3859

Palavras-chave:

Cultivo das águas, Cultivo da seca, Germinação, Phaseolus vulgaris L., Vigor.

Resumo

A utilização de práticas de manejo adequadas, como época de semeadura e adubação, associados ao uso de genótipos promissores, são estratégias para a obtenção de sementes de feijão de elevada qualidade. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de cultivares de feijão carioca produzidas em duas épocas de cultivo com diferentes doses de fósforo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 × 2 × 6, com quatro repetições. Foram avaliados duas cultivares de feijão carioca (‘IAC Carioca Tybatã’ e ‘IAC Carioca Precoce’), duas épocas de cultivo de feijão (época das águas e da seca) e seis doses de fósforo (0, 30, 60, 90, 120, e 150 kg ha-1 de P2O5) aplicadas no sulco de semeadura, utilizando como fonte o superfosfato triplo. A qualidade das sementes foi avaliada pelos seguintes testes: teor de água, germinação e primeira contagem do teste de germinação, envelhecimento acelerado e teor de água após o teste, condutividade elétrica e emergência de plântulas em campo. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias das cultivares e épocas de cultivo comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade e as doses de fósforo foram analisadas através de regressão polinomial. Sementes da cultivar ‘IAC Carioca precoce’ produzidas na época das águas apresentam maior germinação, e na época da seca, maior emergência de plântulas em campo em relação a cultivar ‘IAC Carioca Tybatã’. O cultivo de feijão carioca na época da seca proporciona sementes com maior germinação e vigor em relação à época das águas. O fósforo aplicado no sulco de semeadura favorece o vigor das sementes de feijão carioca, pelo teste de envelhecimento acelerado, com resposta a maiores doses no cultivo da seca.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudemir Zucareli, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, CCA/UEL, Londrina, PR, Brasil.

Cristian Rafael Brzezinski, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Doutorado em Agronomia, UEL/CCA, Londrina, PR, Brasil.

Flávia Werner, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Doutorado em Agronomia, UEL/CCA, Londrina, PR, Brasil.

Julia Abati, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Doutorado em Agronomia, UEL/CCA, Londrina, PR, Brasil.

João Nakagawa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Prof., Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Produção Vegetal, UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Zucareli, C., Brzezinski, C. R., Werner, F., Abati, J., & Nakagawa, J. (2016). Qualidade fisiológica de sementes de cultivares de feijão carioca cultivadas sob diferentes doses de fósforo e épocas de cultivo. Semina: Ciências Agrárias, 37(6), 3859–3870. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3859

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>