Micropropagação de Agapanthus umbellatus var. minor com dois sistemas de multiplicação

Autores

  • Luciana Alves Fogaça Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Enio Luiz Pedrotti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antonio Carlos Alves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2923

Palavras-chave:

Cultura in vitro, Imersão temporária, Meio geleificado, Citocinina.

Resumo

Na metodologia convencional de micropropagação utiliza-se meio nutritivo geleificado, o que acarreta intensa manipulação das culturas e envolve mão-de-obra especializada. Porém, há uma tendência em se utilizar biorreatores em meio líquido com igual ou até melhor eficiência do processo de multiplicação, além de diminuir o custo pela eliminação do ágar. O presente trabalho teve como objetivo comparar a eficiência do uso do meio geleificado (MG) e de biorreator de imersão temporária (BIT), visando a propagação em massa de Agapanthus umbellatus var. minor. O material vegetal cresceu em meio MS suplementado com diferentes concentrações de 6-BAP (0,0; 8,9; 17,8 e 35,6 ?M). As avaliações de crescimento e desenvolvimento aos 60 dias mostraram que ambos os sistemas foram eficientes na fase de multiplicação. No entanto, a imersão temporária pode ser recomendada, com vista à sua reutilização no processo de multiplicação e enraizamento. Além disso, sugere-se este sistema como uma alternativa eficiente para a micropropagação em larga escala desta espécie por sua simplicidade na construção, custo mais baixo do meio de cultura, por não utilizar ágar e pelo baixo custo dos biorreatores. Dentre as concentrações utilizadas nos sistemas, recomenda-se a concentração de 17,8 ?M de 6-BAP para o MG e 8,9 ?M de 6-BAP para o BIT.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Alves Fogaça, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Profª Drª, Curso de Agronomia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Escola de Ciências da Vida, Campus Toledo, Toledo, PR, Brasil.

Enio Luiz Pedrotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr., Curso de Agronomia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Centro de Ciências Agrárias, Florianópolis, SC, Brasil.

Antonio Carlos Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr., Curso de Agronomia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Centro de Ciências Agrárias, Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Fogaça, L. A., Pedrotti, E. L., & Alves, A. C. (2016). Micropropagação de Agapanthus umbellatus var. minor com dois sistemas de multiplicação. Semina: Ciências Agrárias, 37(5), 2923–2932. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2923

Edição

Seção

Artigos