Produção fermentativa de polissacarídeos extracelulares por bactérias

Autores

  • Daniela Maria de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Crispin Humberto Garcia-Cruz Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n4p331

Palavras-chave:

Fermentação, Exopolissacarídeos, Bactérias.

Resumo

Os exopolissacarídeos, chamados de biopolímeros ou gomas hidrossolúveis, são produzidos por uma grande variedade de microrganismos e possuem propriedades físicas, estruturais e químicas bastante homogêneas, em relação aos derivados de algas e plantas. A produção é independente de condições climáticas, maior rapidez na obtenção do produto acabado e o espaço necessário é relativamente pequeno; esses biopolímeros, têm sido amplamente estudados nos últimos anos. Devido a ampla diversidade em estrutura e propriedades físicas, os polissacarídeos microbianos possuem muitas aplicações em industrias de alimentos, farmacêutica, petrolífera, cosmética, têxtil, de tintas, produtos agrícolas entre outras. Algumas dessas aplicações, dependendo de sua estrutura química, incluem seu uso como emulsificantes, estabilizantes, ligantes, agentes gelificantes, coagulantes, lubrificantes, formadores de filme, espessantes e agentes suspensores. Os parâmetros que mais influenciam o processo de biossíntese de exopolissacarídeos são o microrganismo produtor, a composição do meio de cultivo, o pH e a temperatura de incubação. A produção de exopolissacarídeos pode ser realizada com espécies de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas, algumas microalgas e muitos fungos. Este trabalho discute a influência destes parâmetros durante o processo de produção e biossíntese de exopolissacarídeos produzidos por bactérias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Maria de Souza, Universidade Estadual Paulista

Bacharel em Química Tecnológica – Universidade Estadual de Londrina – Paraná. Aluna de Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos – DETA – IBILCE – UNESP – São José do Rio Preto – São Paulo.

Crispin Humberto Garcia-Cruz, Universidade Estadual Paulista

Professor Adjunto – Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos – IBILCE – UNESP - São José do Rio Preto – São Paulo.

Downloads

Publicado

2004-05-30

Como Citar

Souza, D. M. de, & Garcia-Cruz, C. H. (2004). Produção fermentativa de polissacarídeos extracelulares por bactérias. Semina: Ciências Agrárias, 25(4), 331–340. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n4p331

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)