Fenologia e soma térmica (graus-dia) para a videira ‘Isabel’ (Vitis labrusca) cultivada no Noroeste do Paraná

Autores

  • Sérgio Ruffo Roberto Universidade Estadual de Londrina
  • Alessandro Jefferson Sato Universidade Estadual de Londrina
  • Éverton Allen Brenner Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiano Ezequiel dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Werner Genta Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n4p273

Palavras-chave:

Uva, Suco, Vinho.

Resumo

O trabalho teve como objetivo caracterizar o comportamento fenológico da videira ‘Isabel’ (Vitis labrusca) cultivada no norte do Estado do Paraná, bem como caracterizar sua exigência térmica em graus-dia. A área experimental foi instalada em uma propriedade comercial pertencente à Vinícola Intervin®, localizada no município de Maringá, PR. O vinhedo foi estabelecido em agosto de 2000 e as plantas foram conduzidas no sistema latada no espaçamento de 4,0 m x 1,0 m. As avaliações tiveram início a partir da poda de frutificação realizada no fim do inverno de 2003. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 20 repetições, sendo cada parcela constituída por uma única planta. A fenologia das plantas foi avaliada quanto a duração em dias de cada um dos seguintes subperíodos: poda à gema-algodão; poda à brotação; poda ao aparecimento da inflorescência; poda ao florescimento; poda ao início da maturação das bagas e poda à colheita. A exigência térmica da uva ‘Isabel’ foi calculada empregando-se o somatório de graus-dia desde a poda até a colheita, bem como para cada um dos subperíodos, considerando-se duas temperaturas-base (10oC e 12oC). Pelos resultados obtidos conclui-se que: a duração do ciclo da poda à colheita da videira ‘Isabel’ no norte do Paraná é de 127 dias, e a sua exigência térmica é de 1.238,20 graus-dias, sendo a temperatura-base de 10oC a mais adequada para o cálculo desta demanda.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Ruffo Roberto, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto e Pesquisador do CNPq em Produtividade em Pesquisa. Área de Fruticultura. Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Agronomia. Londrina, PR.

Alessandro Jefferson Sato, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina e Bolsista de Iniciação Científica –PIBIC/CNPq.

Éverton Allen Brenner, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina e Bolsista de Iniciação Científica –PIBIC/CNPq.

Cristiano Ezequiel dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Aluno regular do Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Área de Concentração em Fitotecnia, Universidade Estadual de Londrina e bolsista da CAPES.

Werner Genta, Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura

Eng. Agr. da ANPEF – Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura. Consultor em Fruticultura. Marialva, PR.

 

Downloads

Publicado

2004-05-30

Como Citar

Roberto, S. R., Sato, A. J., Brenner, Éverton A., Santos, C. E. dos, & Genta, W. (2004). Fenologia e soma térmica (graus-dia) para a videira ‘Isabel’ (Vitis labrusca) cultivada no Noroeste do Paraná. Semina: Ciências Agrárias, 25(4), 273–280. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n4p273

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.