Propagação de três espécies de carqueja com estacas de diferentes tamanhos

Autores

  • Claudine Maria de Bona Texas A&M University
  • Luiz Antonio Biasi Universidade Federal do Paraná
  • Flávio Zanette Universidade Federal do Paraná
  • Tomoe Nakashima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n3p179

Palavras-chave:

Baccharis trimera, Baccharis articulata, Baccharis stenocephala, Estaquia.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar o tamanho da estaca caulinar na propagação vegetativa de três espécies de carqueja. A espécie Baccharis trimera foi coletada no município de Pinhais-PR, Baccharis articulata em Castro-PR e Baccharis stenocephala em Campina Grande do Sul-PR. Os experimentos de estaquia foram instalados no mês de maio, numa casa-de-vegetação com nebulização intermitente e com substrato de casca de arroz carbonizada. Os tamanhos das estacas utilizadas foram de 5, 10, 15 e 20 cm de comprimento. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com quatro repetições de 15 estacas por parcela, para cada experimento, um para cada espécie. Para B. trimera todas as variáveis apresentaram aumento com o maior tamanho da estaca. As estacas de 20 cm alcançaram os maiores níveis de brotação (93,3%), enraizamento (100%) e desenvolvimento do sistema radicial. A B. articulata apresentou o menor índice de enraizamento entre as três espécies testadas, atingindo máximo de 36,7% com o uso de estacas de 15cm. A maior quantidade de massa seca de raízes foi obtida com estaca de 20 cm, que apresentou média de 7,9 raízes por estaca. Na B. stenocephala, a porcentagem de enraizamento apresentou tendência linear de aumento com o uso de estacas maiores, atingindo mais de 50% de enraizamento com estacas de 20 cm, as demais variáveis não diferiram significativamente. Conclui-se que para a propagação vegetativa de B. articulata, B. trimera e B. stenocephala deve-se utilizar estacas com pelo menos 20cm de comprimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudine Maria de Bona, Texas A&M University

Engenheira Agrônoma, Mestre, Doutoranda na Texas A&M University, USA.

Luiz Antonio Biasi, Universidade Federal do Paraná

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo. SCA. UFPR. Caixa Postal 19061, CEP 81531-990, Curitiba-PR.

Flávio Zanette, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo. SCA. UFPR.

Tomoe Nakashima, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Farmácia. SCS. UFPR.

Downloads

Publicado

2004-05-19

Como Citar

Bona, C. M. de, Biasi, L. A., Zanette, F., & Nakashima, T. (2004). Propagação de três espécies de carqueja com estacas de diferentes tamanhos. Semina: Ciências Agrárias, 25(3), 179–184. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n3p179

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>