Propagação vegetativa de Epidendrum ibaguense Lindl. (Orchidaceae) em substratos alternativos ao xaxim

Autores

  • Beatriz Meneguce Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Broggi Domingues de Oliveira
  • Ricardo Tadeu de Faria Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n2p101

Palavras-chave:

Dicksonia sellowiana, Orquídea, Domesticação.

Resumo

O “samambaiaçu”, planta da qual o xaxim é retirado para ser usado como substrato, está em processo de extinção. Nesse trabalho estudou-se a propagação vegetativa da orquídea brasileira Epidendrum ibaguense, utilizando-se diferentes substratos alternativos ao xaxim e diferentes propágulos. As plantas foram cultivadas em vasos de plástico em casa de vegetação com 50% de luminosidade e regadas três vezes por semana. Para a multiplicação das plantas utilizou-se estaca e touceira como propágulos. Os substratos utilizados foram: xaxim desfibrado; plantmax; areia grossa + plantmax, na proporção de 1:1 na mistura. As avaliações de porcentagem de sobrevivência, número de brotos e altura média dos brotos foram realizadas após seis meses do início do experimento. Verificou-se que o melhor propágulo foi o de touceira. O substrato areia + plantmax foi um eficiente substituto do xaxim.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Meneguce, Universidade Estadual de Londrina

Engenheira Agrônoma, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Dep. de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Rafael Broggi Domingues de Oliveira

Engenheiro Agrônomo.

Ricardo Tadeu de Faria, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Depto de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2004-05-19

Como Citar

Meneguce, B., Oliveira, R. B. D. de, & Faria, R. T. de. (2004). Propagação vegetativa de Epidendrum ibaguense Lindl. (Orchidaceae) em substratos alternativos ao xaxim. Semina: Ciências Agrárias, 25(2), 101–106. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n2p101

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>