Parasitas em produção de frangos no sistema de criação tipo colonial/caipira no Brasil

Autores

  • Stanislau Parreira Cardozo Universidade Estadual de Londrina
  • Milton Hissashi Yamamura Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n1p63

Palavras-chave:

Parasitose, Frango colonial/caipira, Epidemiologia, Sistema de produção, Controle antiparasitário.

Resumo

A avicultura industrial é um dos grandes pilares da economia brasileira que, com um dos melhores índices mundiais, se tornou o segundo maior produtor e exportador de carne de frangos do mundo. Este desenvolvimento também trouxe a preocupação com o meio ambiente e com o bem estar destes animais de produção. Com relação à saúde humana, há a questão dos resíduos de produtos químicos na carne consumida, provenientes no controle de agentes parasitários e infecciosos. Por estas razões há um aumento do número de criações de frango Colonial/Caipira que poderá resultar num aumento dos problemas parasitários. Ao contrário do sistema intensivo, as aves da criação de frango Colonial/Caipira estão mais expostas às parasitoses. A não utilização de produtos químicos e acesso das aves em áreas externas do galpão, possibilita a ingestão de invertebrados, como oligoquetas e artrópodes, que podem ser hospedeiros intermediários de vários helmintos, bem como alguns geohelmintos que são favorecidos no ciclo biológico pela área de sombreamento dos piquetes. A coccidiose é a principal doença parasitária, não só para o sistema convencional, mas também para o sistema de produção Colonial/Caipira. Esta doença acomete o trato intestinal das aves causando diarréia, perda sanguínea e queda nos índices zootécnicos. Com este enfoque, este trabalho objetivou demonstrar o quão prejudicial são estes parasitas que acometem estas aves e suas formas de controle.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stanislau Parreira Cardozo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência Animal Universidade Estadual de Londrina.

Milton Hissashi Yamamura, Universidade Estadual de Londrina

Professor Titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-05-19

Como Citar

Cardozo, S. P., & Yamamura, M. H. (2004). Parasitas em produção de frangos no sistema de criação tipo colonial/caipira no Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 25(1), 63–74. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n1p63

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>