Indicador de velocidade do vento

Autores

  • Otavio Jorge Grigoli Abi Saab Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n1p21

Palavras-chave:

Pulverização, Agrotóxico, Deriva.

Resumo

A pulverização de agrotóxicos é técnica utilizada em quase toda a agricultura praticada. Entre os vários fatores que devem ser considerados no momento de decidir sobre a aplicação de um agrotóxico, estão os climáticos como temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do vento. Anemômetros, instrumentos apropriados para medir a velocidade do vento são relativamente caros e frágeis e, portanto, pouco utilizados para esse fim na agricultura. O indicador de velocidade do vento proposto é uma solução prática, e muito barata, para que o agricultor tenha alguma referência na tomada de decisão sobre o momento adequado para a aplicação de agrotóxicos. É composto de uma haste cilíndrica que suporta dois painéis perpendiculares entre si, sendo que um deles tem uma fenda que é atravessada pelo outro painel. O painel com a fenda movimenta-se, conforme a velocidade do vento, e a intensidade desta velocidade é indicada no outro painel. O conjunto caracteriza-se por girar livremente na haste, devido à direção do vento. Considera-se que, pelo menos, 30 % de uma pulverização de agrotóxicos sofre deriva (deposição fora do local para onde foi dirigido). A velocidade do vento é responsável por esse fato. Num mercado nacional de agrotóxicos estimado em mais de 2 bilhões de dólares e considerando, por exemplo, a redução de 10% da deriva, podemos ter uma economia de aproximadamente 60 milhões por ano. O indicador de velocidade do vento pode disseminar-se facilmente no meio rural. Devido ao seu baixo custo de produção pode, por exemplo, ser oferecido como brinde pelas empresas aos agricultores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Otavio Jorge Grigoli Abi Saab, Universidade Estadual de Londrina

Engº Agrônomo, Prof. Adjunto, Depto. de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina, PR, CEP66051-970, (43) 33714555.

Downloads

Publicado

2004-05-19

Como Citar

Saab, O. J. G. A. (2004). Indicador de velocidade do vento. Semina: Ciências Agrárias, 25(1), 21–26. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n1p21

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)