Biocontrole de doenças pós-colheita de frutas por leveduras: perspectivas de aplicação e segurança alimentar

Autores

  • Alexandre Rodrigo Coelho Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Leite Hoffmann Universidade Estadual Paulista
  • Elisa Yoko Hirooka Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p337

Palavras-chave:

Leveduras, Biocontrole, Fator “killer”, Frutas, Biofilmes.

Resumo

O sistema agroalimentar de frutas é uma área relevante, onde o Brasil vem concentrando esforços para garantir a competitividade de frutas. Perdas consideráveis na produção de frutas economicamente importantes decorrem da susceptibilidade à infecção fúngica no campo, assim como posterior ataque na armazenagem. Entre as alternativas ao tradicional tratamento químico de doenças pós-colheita de frutos, destaque especial enfoca-se sobre biocontrole, em função da baixa possibilidade de resíduos tóxicos. No contexto, abre-se perspectiva para as leveduras, com ampla inocuidade demonstrada nos processos fermentavivos. Desconhece-se a aplicabilidade de fator “killer” presente em leveduras, mas a potencialidade de fatores inócuos à saúde dos consumidores aponta as leveduras como compostos bioativos promissores na aplicação em biofilmes biodegradáveis. A revisão discorre sobre interação benéfica de leveduras no controle de fungos deteriorantes/micotoxigênicos, visando contribuição adicional à segurança de frutas frescas no mundo globalizado, onde a economia brasileira mantém um avanço progressivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Rodrigo Coelho, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do Curso de Ciência de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos da Universidade Estadual de Londrina. tel: (17) 2327048 ou (43) 3477109.

Fernando Leite Hoffmann, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da UNESP-São José do Rio Preto-SP.

Elisa Yoko Hirooka, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2003-05-10

Como Citar

Coelho, A. R., Hoffmann, F. L., & Hirooka, E. Y. (2003). Biocontrole de doenças pós-colheita de frutas por leveduras: perspectivas de aplicação e segurança alimentar. Semina: Ciências Agrárias, 24(2), 337–358. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p337

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>