Propriedades físicas, químicas e funcionais de amido de maçã

Autores

  • Ivo Mottin Demiate Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Priscila Sandrino Belchior de Lara Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Alessandro Nogueira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gilvan Wosiacki Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p299

Palavras-chave:

Amido, Maçã, Propriedades funcionais, Grânulos, Pastas, Malus Domestica.

Resumo

Os sucos de maçã apresentam agentes causais de turvação, entre eles o amido que, tanto à temperatura ambiente quanto sob refrigeração pode alterar sua aparência, o que determina uma perda de valor econômico do produto. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o amido de maçã em relação a propriedades físicas, químicas e funcionais e com isso gerar informações científicas que possam vir a ser úteis na identificação das condições de eliminação deste problema, compatíveis com o processamento de suco clarificado. A purificação do amido de maçã, precipitado durante o processamento de frutas imaturas, foi realizada mediante tratamento alcalino com NaOH 0,15 N, e na seqüência lavagem dos grânulos com água corrente, até a neutralidade, sendo a seguir submetidos a desidratação à temperatura ambiente. As amostras de amidos de mandioca e de milho após secas e purificadas foram utilizadas como referenciais. Os grânulos de amido de maçã foram observados sob microscópio eletrônico com 3.180x de aumento, onde foi possível comparar suas características morfológicas com os dos amidos de mandioca e de milho. A fração amido foi caracterizada quimicamente, determinando-se os teores de umidade (13,5 g/100g); proteína bruta (0,03 g/100g); cinzas (2,49 g/100g); lipídeos (0,04 g/100g) e, fibras totais (1,56 g/ 100g). Sob o aspecto funcional, foram determinados o poder de intumescimento (absorção de água), solubilidade dos grânulos, viscoelasticidade, claridade das pastas e força de géis, e os resultados mostraram que esse tipo de amido apresenta comportamento funcional intermediário aos de mandioca e de milho. Estes resultados favorecem o estabelecimento dos procedimentos industriais para a completa remoção do amido de sucos clarificados de maçã.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivo Mottin Demiate, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro Agrônomo (UEPG), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (ESALQ/USP), Doutor em Agronomia (FCA/ UNESP), Docente do Departamento de Engenharia de Alimentos, Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Priscila Sandrino Belchior de Lara, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro Agrônomo (UEPG).

Alessandro Nogueira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro Agrônomo (UEPG), Doutor em Processos Biotecnológicos, Bolsista Recém-Doutor/CNPq - Departamento deEngenharia de Alimentos da UEPG.

Gilvan Wosiacki, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG.

 

 

Downloads

Publicado

2003-05-10

Como Citar

Demiate, I. M., Lara, P. S. B. de, Nogueira, A., & Wosiacki, G. (2003). Propriedades físicas, químicas e funcionais de amido de maçã. Semina: Ciências Agrárias, 24(2), 299–306. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p299

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)