Efeito da ozonização sobre a contagem da Staphylococcus Aureus inoculado em leite

Autores

  • Emanuel Pereira Couto Universidade de Brasília
  • Ernandes Rodrigues Alencar Universidade de Brasília
  • Vítor Salvador Picão Gonçalves Universidade de Brasília
  • Anderson Joaquim Pereira dos Santos Universidade de Brasília
  • Jaqueline Lamounier Ribeiro Universidade de Brasília
  • Márcia de Aguiar Ferreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1911

Palavras-chave:

Ozônio, Staphylococcus aureus, Leite, Beneficiamento do leite.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a eficiência do ozônio sobre a redução da contagem de Staphylococcus aureus artificialmente inoculados em leite, utilizando-se diferentes binômios tempo/ concentração. Foram realizados quatro ensaios: 1 e 2, com leite desnatado e concentrações de 34,7 mg L-1 e 44,8 mg L-1 de ozônio, respectivamente; e ensaios 3 e 4, com leite integral nas mesmas concentrações de ozônio. Os tempos de ozonização em todos os ensaios foram de 5 (T1), 10 (T2), 15 (T3), 20 (T4) e 25 (T5) minutos, sendo cada tratamento realizado em triplicata. As contagens bacterianas foram feitas imediatamente antes e após o processo de ozonização das amostras, em agar Baird Parker. Nos tratamentos 1 e 2, as maiores reduções foram de 0,42 log10 UFC/mL, enquanto nos tratamentos 3 e 4, foram de 0,19 e 0,21 log10 UFC/mL, respectivamente. Os resultados de todos os ensaios mostraram que, em T1, não houve redução da carga microbiana, enquanto que a partir de T2, ocorreu uma redução crescente nas contagens, que foi acentuada nos tempos T4 e T5. Tanto para leite desnatado quanto para integral, nas concentrações de 34,7 e 44,8 mg L-1, a partir dos 20 minutos de ozonização, as reduções foram significativamente maiores. Os resultados indicaram que o ozônio apresentou baixa eficácia na redução de S. aureus inoculado em leite fluido e que a gordura do leite interfere na ação bactericida do gás.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emanuel Pereira Couto, Universidade de Brasília

Discente, do Curso de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Ciências Animais, Laboratório de Análises de Leite e Derivados, Universidade de Brasília, UnNB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF, Brasil.

Ernandes Rodrigues Alencar, Universidade de Brasília

Prof. Adjunto, Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Agronomia, FAV/UnNB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF, Brasil.

Vítor Salvador Picão Gonçalves, Universidade de Brasília

Prof. Adjunto, EPIPLAN, Laboratório de Epidemiologia Veterinária, FAV/UnNB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF, Brasil.

Anderson Joaquim Pereira dos Santos, Universidade de Brasília

Discente, do Curso de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Ciências Animais, Laboratório de Análises de Leite e Derivados, Universidade de Brasília, UnNB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF, Brasil.

Jaqueline Lamounier Ribeiro, Universidade de Brasília

Técnica Administrativa, Laboratório de Análises de Leite e Derivados, UNnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF, Brasil.

Márcia de Aguiar Ferreira, Universidade de Brasília

Profª Adjunta, Faculdade de Agronomia e Veterinária doa Laboratório de Análises de Leite e Derivados, FAV/UNnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Couto, E. P., Alencar, E. R., Gonçalves, V. S. P., Santos, A. J. P. dos, Ribeiro, J. L., & Ferreira, M. de A. (2016). Efeito da ozonização sobre a contagem da Staphylococcus Aureus inoculado em leite. Semina: Ciências Agrárias, 37(4), 1911–1918. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1911

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>