Seleção de cultivares crioulas de feijão com base no desempenho agronômico, cozimento e concentração de minerais

Autores

  • Narielen Moreira de Morais Universidade Federal de Santa Maria
  • Nerinéia Dalfollo Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Lindolfo Storck Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paulo Rogério Franco dos Santos Instituto Federal Farroupilha
  • Micheli Thaise Della Flora Possobom Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1255

Palavras-chave:

Índice Z, Interação genótipo x ambiente, Phaseolus vulgaris L, Variabilidade genética.

Resumo

O potencial de uso das cultivares crioulas de feijão quanto ao desempenho agronômico e a qualidade de cozimento e nutricional foi pouco avaliado pelos programas de melhoramento. O objetivo deste trabalho foi avaliar 19 cultivares crioulas de feijão quanto aos caracteres agronômicos, tempo de cozimento e concentração de minerais nos grãos, de forma a identificar cultivares com potencial de uso por mais agricultores e mesmo em programas de melhoramento. Dois experimentos de campo foram conduzidos em Alegrete e em Santa Maria, RS, Brasil, no ano agrícola 2012/2013. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com três repetições, e 23 cultivares foram avaliadas, 19 cultivares crioulas obtidas com agricultores familiares do RS e quatro testemunhas (Carioca, Pérola, Valente e Guapo Brilhante). Os caracteres avaliados foram ciclo, altura de inserção da primeira vagem, produtividade de grãos, tempo de cozimento e concentração de cálcio, ferro, zinco e cobre nos grãos. Os dados foram submetidos a análise de variância conjunta, a análise de correlação de Pearson e ao índice Z . As cultivares de feijão apresentaram diferenças para ciclo, altura de inserção da primeira vagem, produtividade de grãos, tempo de cozimento, concentração de cálcio, ferro, zinco e cobre nos grãos e índice Z . As cultivares Preto Miúdo e Cavalo Rajado apresentaram alta produtividade de grãos, superior a 2.900 kg ha-1. As cultivares crioulas foram classificadas em ciclo precoce e intermediário, e todas foram de cozimento inferior a 30 minutos. Palha Roxa, Carioca Vermelho e Perdiz apresentaram alta concentração de cálcio, ferro, zinco e cobre nos grãos, ciclo intermediário e baixa produtividade de grãos. Estimativas de correlação positiva e de moderada magnitude foram observadas entre a concentração de cálcio e ferro (r= 0,597), ferro e zinco (r= 0,570) e zinco e cobre (r= 0,548). A seleção indireta para alta concentração de ferro ou de zinco nos grãos será eficiente para a obtenção de cultivares de feijão de maior qualidade nutricional. O cruzamento entre as cultivares Carioca Santa Maria e Guapo Brilhante é recomendado para a obtenção de segregantes com alto desempenho agronômico, cozimento rápido e alta concentração de minerais nos grãos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Narielen Moreira de Morais, Universidade Federal de Santa Maria

Enga Agra, Discente do Curso de Mestrado em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Cidade Universitária, Santa Maria, RS, Brasil. 

Nerinéia Dalfollo Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Engo Agro, Prof. Associado IV, UFSM, Departamento de Fitotecnia, Cidade Universitária, Cidade Universitária, Santa Maria, RS, Brasil.

Lindolfo Storck, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engo Agro, Prof. Dr., Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UFTPR, Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação, Pato Branco, PR, Brasil. 

Paulo Rogério Franco dos Santos, Instituto Federal Farroupilha

Discente do Curso de Graduação em Tecnologia em Produção de Grãos, Instituto Federal Farroupilha, IFF, Alegrete, RS, Brasil.

Micheli Thaise Della Flora Possobom, Universidade Federal de Santa Maria

Enga Agra, Discente do Curso de Mestrado em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Cidade Universitária, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Morais, N. M. de, Ribeiro, N. D., Storck, L., Santos, P. R. F. dos, & Possobom, M. T. D. F. (2016). Seleção de cultivares crioulas de feijão com base no desempenho agronômico, cozimento e concentração de minerais. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1255–1266. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1255

Edição

Seção

Artigos