Diagnóstico da raiva em morcegos não hematófagos na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Centro Oeste do Brasil: descrição de casos

Autores

  • Gisele Torres de Deus Universidade Para o Desenvolvimento do Pantanal
  • Meire Becer Universidade Para o Desenvolvimento do Pantanal
  • Italmar Teodorico Navarro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p171

Palavras-chave:

Raiva, Morcegos, Vírus, Diagnóstico.

Resumo

Alterações ecológicas nos ecossistemas silvestres tem contribuído significativamente para o aumento das colônias de morcegos não hematófagos no perímetro urbano. O presente trabalho tem por objetivo, descrever casos de raiva em morcegos não hematófagos no perímetro urbano de Campo Grande-MS, Brasil. No período de fevereiro a dezembro de 2001, foram estudados 526 morcegos não hematófagos. Amostras de sangue foram e tecido, de cada animal, que foram submetidas as provas de imunofluorescência direta (IFD) e prova biológica (inoculação em camundongos), para pesquisa do vírus rábico. De todas amostras examinadas, seis foram positivas para o vírus da raivas (1,13%), sendo três de morcegos frugívoros e três de insetívoros. Entre os morcegos frugívoros identificados, registra-se o Artibeus fimbriatus, sendo a primeira descrição desta espécie na cidade de Campo Grande e o primeiro caso de raiva citado na literatura científica nesta espécie, no Brasil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Torres de Deus, Universidade Para o Desenvolvimento do Pantanal

Medico Veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande-MS, Pós Graduando do Curso de Saúde Pública e Ação Comunitária pelo INBRAPE e Universidade Para o Desenvolvimento do Pantanal (UNIDERP), Campo Grande-MS.

Meire Becer, Universidade Para o Desenvolvimento do Pantanal

Farmacêutico e Bioquímico , Pós Graduando do curso de Saúde Pública e Ação Comunitária pelo INBRAPE e Universidade Para o Desenvolvimento do Pantanal (UNIDERP),, Campo Grande-MS.

Italmar Teodorico Navarro, Universidade Estadual de Londrina

Médico Veterinário, Professor Doutor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva/ Universidade Estadual de Londrina (UEL)-PR. Endereço para correspondência e pedidos de separatas: CP. 6001, CEP 86.051-990, Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2003-05-10

Como Citar

Deus, G. T. de, Becer, M., & Navarro, I. T. (2003). Diagnóstico da raiva em morcegos não hematófagos na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Centro Oeste do Brasil: descrição de casos. Semina: Ciências Agrárias, 24(1), 171–176. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p171

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>