Consumo, produção de leite e parâmetros fisiológicos de vacas em lactação alimentadas com dietas contendo diferentes quantidades de xiquexique (Pilosocereus gounellei)

Autores

  • Rafael Nogueira Furtado Universidade Federal do Ceará
  • Maria Socorro de Souza Carneiro Universidade Federal do Ceará
  • Elzânia Sales Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Emilson Costa Moreira Filho Universidade Federal do Ceará
  • João Avelar Magalhães Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Sônia Maria Pinheiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p483

Palavras-chave:

Cactaceae, Estresse térmico, Frequência respiratória, Ingestão de água.

Resumo

O presente estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes níveis de xiquexique (0, 12, 24 e 36%) em substituição ao feno de capim Tifton 85 sobre o consumo de nutrientes e respostas fisiológicas de vacas leiteiras em lactação. Foram utilizadas oito vacas mestiças pluríparas, com aproximadamente 100 dias em lactação, produção média de 15 kg de leite dia-1 e com peso corporal (PC) médio de 465,20 ± 39,37 kg. Os animais foram distribuídos em delineamento em quadrado latino 4x4, duplo. Cada período teve duração de 16 dias, sendo 10 dias de adaptação e 6 dias de coleta de dados, totalizando 64 dias experimentais. A relação volumoso:concentrado foi de 60:40, com base na matéria seca (MS). O consumo de MS, expresso em kg dia-1, foi influenciado de forma quadrática pelos níveis de xiquexique nas rações. O consumo de MS expresso em % PC e g kg-0,75 e fibra em detergente neutro (FDN) nas três unidades analisadas (kg dia-1, % PC e g kg-0,75), assim como, os consumos de matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE) e carboidratos totais (CT) expressos em kg dia-1, apresentaram comportamento linear decrescente com os níveis de xiquexique na ração. A produção de leite (kg dia-1) decresceu, mas a eficiência alimentar não foi influenciada pela introdução do xiquexique na ração. O consumo de água via alimento (CAAlimento) expresso em kg dia-1 e % PC aumentou linearmente com a elevação da participação do xiquexique na ração total, entretanto, o consumo voluntário de água (CAVoluntário) expresso em kg dia-1 e % PC diminui linearmente. O consumo de água total (CATotal) não foi influenciado pelos tratamentos experimentais. A participação do CAVoluntário no CATotal reduziu linearmente com os níveis de xiquexique na ração. A frequência respiratória e temperatura superficial nos dois turnos (manhã e tarde) e temperatura retal no turno da manhã não foram influenciadas pelos níveis de xiquexique nas rações experimentais. A temperatura retal à tarde foi reduzida com os níveis de xiquexique na ração. O xiquexique pode ser utilizado na alimentação de vacas leiteiras de média e baixa produção, pois, promove redução do consumo de nutrientes, produção de leite e consumo voluntário de água, sem alterar a eficiência alimentar e as respostas fisiológicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Nogueira Furtado, Universidade Federal do Ceará

Dr. em Zootecnia, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

 

Maria Socorro de Souza Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Profa Dra, Deptº de Zootecnia, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Elzânia Sales Pereira, Universidade Federal do Ceará

Profa Dra, Deptº de Zootecnia, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Emilson Costa Moreira Filho, Universidade Federal do Ceará

Discente do Curso de Doutorado em Zootecnia, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

João Avelar Magalhães, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Dr. Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte, Parnaíba, PI, Brasil.

Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Profa Dra, Deptº de Zootecnia, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Furtado, R. N., Carneiro, M. S. de S., Pereira, E. S., Moreira Filho, E. C., Magalhães, J. A., & Oliveira, S. M. P. de. (2016). Consumo, produção de leite e parâmetros fisiológicos de vacas em lactação alimentadas com dietas contendo diferentes quantidades de xiquexique (Pilosocereus gounellei). Semina: Ciências Agrárias, 37(1), 483–494. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p483

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>