Efeito do óleo de milho em ração de frangos de corte sobre a digestibilidade, composição bromatológica do músculo do peito e viabilidade econômica das rações

Autores

  • Marcella Machado Antunes Universidade Federal de Uberlândia
  • João Paulo Rodrigues Bueno Universidade Federal de Uberlândia
  • Evandro de Abreu Fernandes Universidade Federal de Uberlândia
  • Carolina Magalhães Caires Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Heloisa Litz Universidade Federal de Uberlândia
  • Julyana Machado da Silva Martins Universidade Federal de Goiás
  • Marina Cruvinel Assunção Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • André Lucas Silva Masculi Universidade Federal de Uberlândia
  • Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p429

Palavras-chave:

Aves, Energia metabolizável aparente, Nutrição animal, Óleo.

Resumo

Objetivou-se avaliar a digestibilidade, eficiência econômica e composição do músculo do peito de frangos de corte alimentados com ração contendo óleo de milho como alternativa de substituição ao óleo de soja. Foi avaliado a digestibilidade da ração, da proteína bruta (PB), do extrato etéreo (EE); energia metabolizável aparente (EMA) e energia metabolizável aparente corrigida pelo balanço de nitrogênio (EMAn); em dois períodos (17-21 e 31-35 dias). A análise da composição do músculo do peito, o custo da ração (Yi), índice de eficiência econômica (IEE) e índice de custo (IC) para peso vivo do animal e da carcaça entre as fontes lipídicas foi realizada no final da criação. O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 × 2 com dois ingredientes (óleo soja e óleo milho) e em dois períodos (17-21 e 31-35 dias). A digestibilidade foi realizada com quatro repetições por tratamento com duas aves por unidade experimental e para a composição do musculo do peito foi feito seis repetições por tratamento. Houve interação dieta e idade para a digestibilidade da PB (P < 0,05), que foi maior (P < 0,05) aos 17-21 dias utilizando o óleo de soja. A digestibilidade da ração foi maior (P < 0,05) aos 31- 35 dias em comparação aos 17-21 dias de idade. A digestibilidade do EE não foi alterada (P > 0,05) pelos tratamentos e pelas idades. A utilização do óleo de milho resultou em maior (P < 0,05) EMA aos 17-21 dias de idade, EMA e EMAn aos 31-35 dias de idade, enquanto não houve diferença (P > 0,05) para EMAn aos 17-21 dias. Na composição de peito, não foram encontradas diferenças (P > 0,05) em deposição de EE. Para o nível de PB e matéria seca (MS) o óleo de milho apresentou melhores valores enquanto que para umidade de peito o óleo de soja resultou em maiores teores de umidade se comparado ao óleo de milho (P < 0,05). O resultado de viabilidade econômica beneficiou o óleo de soja. Concluiuse que o óleo de milho pode substituir o óleo de soja em dietas formuladas com o sorgo, pois apresenta maior energia metabolizável aparente da ração e melhor composição de peito.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcella Machado Antunes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Veterinárias, Faculdade de Medicina Veterinária, FAMEV, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

João Paulo Rodrigues Bueno, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Doutorado em Ciências Veterinárias, FAMEV, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Evandro de Abreu Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr., FAMEV, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Carolina Magalhães Caires Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Doutorado em Ciências Veterinárias, FAMEV, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Fernanda Heloisa Litz, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Doutorado em Ciências Veterinárias, FAMEV, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Julyana Machado da Silva Martins, Universidade Federal de Goiás

Discente do Curso de Doutorado em Zootecnia, Escola de Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO, Brasil.

Marina Cruvinel Assunção Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Veterinárias, Faculdade de Medicina Veterinária, FAMEV, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

André Lucas Silva Masculi, Universidade Federal de Uberlândia

Médico Veterinário, FAMEV, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

Profa Dra, FAMEV, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Antunes, M. M., Bueno, J. P. R., Fernandes, E. de A., Carvalho, C. M. C., Litz, F. H., Martins, J. M. da S., Silva, M. C. A., Masculi, A. L. S., & Nascimento, M. R. B. de M. (2016). Efeito do óleo de milho em ração de frangos de corte sobre a digestibilidade, composição bromatológica do músculo do peito e viabilidade econômica das rações. Semina: Ciências Agrárias, 37(1), 429–438. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p429

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>