Fase de vida livre e flutuação sazonal do Boophilus microplus em Botucatu, São Paulo, Brasil

Autores

  • Vamilton Alvares Santarém Universidade do Oeste Paulista
  • Izidoro Francisco Sartor Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p11

Palavras-chave:

Bovino, Boophilus microplus, Epidemiologia, Variação sazonal.

Resumo

Em um intervalo de três anos, estudou-se as fases de vida livre e parasitária do Boophilus microplus, no município de Botucatu, São Paulo, Brasil. Mensalmente, fêmeas ingurgitadas foram distribuídas em pastagem de Brachiaria decumbens e mantidas no meio ambiente. Determinou-se correlação negativa dos períodos de pré-postura e postura com a temperatura do ar, umidade relativa e precipitação pluviométrica. A postura foi registrada durante todo o estudo, existindo, porém, alta redução na eclosão de ovos nos meses de maio a agosto. Os períodos mínimos e máximos médios de sobrevivência larval foram observados, respectivamente, nas progênies de teleóginas expostas em agosto e março. A dinâmica populacional do B. microplus foi estudada pela contagem, em intervalos de 14 dias, de fêmeas ingurgitadas maiores que 4,5 mm sobre o lado esquerdo de um grupo de nove bovinos mestiços de raças de origem européia e indiana, de ambos os sexos e com aproximadamente dois anos de idade. Os piques de cargas parasitárias ocorreram no inverno, ao passo que os menores índices foram verificados em setembro e outubro. Com base na análise de regressão linear simples, ocorreu uma forte semelhança entre o primeiro e o terceiro anos, havendo uma tendência de influência da temperatura e da precipitação pluviomátrica sobre a carga parasitária nos animais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vamilton Alvares Santarém, Universidade do Oeste Paulista

Prof. de Parasitologia Veterinária e Enfermidades Parasitárias da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) Hospital Veterinário da Unoeste. Rodovia Raposo Tavares Km 572 – Bairro Limoeiro – Presidente Prudente – SP.

Izidoro Francisco Sartor, Universidade Estadual Paulista

Prof. Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista – Campus Botucatu.

Downloads

Publicado

2003-05-10

Como Citar

Santarém, V. A., & Sartor, I. F. (2003). Fase de vida livre e flutuação sazonal do Boophilus microplus em Botucatu, São Paulo, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 24(1), 11–20. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p11

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)