Emergência, crescimento e floração da mamoneira em função da composição catiônica da água de irrigação

Autores

  • Geovani Soares de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Hans Raj Gheyi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Reginaldo Gomes Nobre Universidade Federal de Campina Grande
  • Diego Azevedo Xavier Universidade Federal de Campina Grande
  • Lauriane Almeida dos Anjos Soares Universidade Federal de Campina Grande
  • Lourival Ferreira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • João Batista dos Santos Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p651

Palavras-chave:

Ricinus communis L., Qualidade de água, Estresse salino.

Resumo

A utilização de Águas salinas na agricultura TEM contribuído Pará Uma Expansão de áreas irrigadas, principalmente EM Regiões Áridas e semiáridas, Onde ocorre déficit hídrico meses de Durante Vários Fazer ano. Da Neste contexto propos-se, no Trabalho Presente, avaliar Uma Emergência O Crescimento ea floração da mamoneira cv. 'BRS Energia' em Função da Composição catiônica, Isolada OU mista, da Água de Irrigação. O Estudo foi conduzido em lisímetros de drenagem em condições de casa de Vegetação, Não Argissolo acinzentado eutrófico de textura franco-arenosa, Nenhum município de Campina Grande, PB. Usou-se o delineamento de blocos Ao acaso testando-se SEIS Tratamentos de salinidade da água (Testemunha; Na +; Ca2 +; Na ++ Ca2 +; K + e Na ++ Ca2 ++ Mg2 +) repetições e Quatro, totalizando 24 Parcelas Experimentais, Cada cinco UMA COMPOSTA dE PLANTAS, Sendo that Como plantas soluçar o Tratamento Testemunha were submetidas à Irrigação com Água de baixa condutividade Elétrica (CEA = 0,6 dS m-1) e Os demais Tratamentos were irrigadas com CEa de 4,5 dS m- 1 íons PREPARADA COM DIFERENTES. A Emergência EO Crescimento estavam Mais afetados Pela CEA when comparado com Uma Composição catiônica da Água de Irrigação; o Efeito negativo do tipo de cátion Presente na Água de Irrigação obedeceu à Seguinte Ordem: Na +> Na ++ Ca +> Ca2 +> Na ++ Ca2 ++ Mg2 +> K +; a Composição catiônica da Água de Irrigação influenciou o Intervalo de ritmo Pará hum Desenvolvimento da antese inflorescencia EA Fazer Botão floral da mamoneira cv. 'BRS Energia', Sendo OS Efeitos Mais acentuados observados NAS plantas irrigadas com Águas de Composição cálcica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geovani Soares de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado, PNPD / CAPES, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, PB, Brasil. 

Hans Raj Gheyi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Visitante Nacional Sênior, CAPES, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas, Bahia, Brasil. 

 

Reginaldo Gomes Nobre, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, UFCG, Pombal, PB, Brasil. 

Diego Azevedo Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Discente do Curso de Mestrado em Engenharia Agrícola, UFCG, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Campina Grande, PB, Brasil. 

 

Lauriane Almeida dos Anjos Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Discente do Curso de Doutorado em Engenharia Agrícola, UFCG, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Campina Grande, PB, Brasil.

Lourival Ferreira Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Prof., Deptº de Solos e Engenharia Rural da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, em Areia, PB, Brasil. 

João Batista dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Bolsista de Pós-Doutorado Júnior, CNPq, UFCG, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, PB, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Lima, G. S. de, Gheyi, H. R., Nobre, R. G., Xavier, D. A., Soares, L. A. dos A., Cavalcante, L. F., & Santos, J. B. dos. (2016). Emergência, crescimento e floração da mamoneira em função da composição catiônica da água de irrigação. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 651–664. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p651

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>