Análise espacial das áreas de favorabilidade para ocorrência de leishmaniose tegumentar americana no município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Isabela Pereira de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Adevair Henrique da Fonseca Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Andrea kill Silveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria Hilde de Barros Goes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jorge Xavier da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Julia Salim Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p193

Palavras-chave:

Geoprocessamento, SIG, Leishmania braziliensis.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a distribuição espacial de leishmaniose tegumentar americana (LTA) no município de Seropédica, segundo graus de favorabilidade para sua ocorrência. O Sistema de Análise Geoambiental Vista-SAGA foi utilizado na preparação das bases de dados (mapas temáticos), análise ambiental, assinaturas e combinação. Os graus de favorabilidade foram obtidos por avaliações procedidas sobre os fatores uso do solo e cobertura vegetal, tipo de solo e geomorfologia (fatores geoambientais) e altitude e declividade (fatores topográficos). Os fatores utilizados nas análises foram selecionados com base na literatura e na viabilidade técnica para a preparação das bases de dados. Pesos e notas foram atribuídos aos fatores e suas categorias, respectivamente, conforme a relevância para o ciclo de vida de parasitos do gênero Leishmania e de seus vetores. Os resultados das análises ambientais foram categorizados para representarem a distribuição espacial da favorabilidade, classificada como áreas pouquíssimo favorável, pouco favorável, favorável, muito favorável e muitíssimo favorável para ocorrência de LTA. Os resultados das assinaturas evidenciam que o município apresenta 6,81% da área classificada muitíssimo favorável, 65,14% muito favorável, 17,98 % favorável, 2,39% pouco favorável e 0,07% pouquíssimo favorável. As assinaturas sobre os mapas de resultados e temáticos permitiram não só localizar, mas também caracterizar o perfil dos ecossistemas quanto ao risco para a ocorrência de LTA, indicando que o município de Seropédica pode ser classificado como muito favorável para ocorrência desta doença tanto em áreas rurais quanto peri-urbanas e urbanas. Estes resultados poderão subsidiar a tomada de decisões dos órgãos responsáveis pelo controle e prevenção da LTA em Seropédica. Além disso, o geoprocessamento como ferramenta de integração de dados se mostrou uma alternativa de baixo custo para áreas onde haja dificuldade para realização de inquéritos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabela Pereira de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Me. em Ciências Veterinárias, pelo Instituto de Veterinária, IV, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Adevair Henrique da Fonseca, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof., Deptº de Parasitologia Animal, IV, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Andrea kill Silveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Dr. em Ciências Veterinárias, pelo IV, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Maria Hilde de Barros Goes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Profª, Deptº de Geociências, Instituto de Agronomia, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Jorge Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Emérito, Laboratório de Geoprocessamento, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Maria Julia Salim Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profª, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, IV, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Oliveira, I. P. de, Fonseca, A. H. da, Silveira, A. kill, Goes, M. H. de B., Silva, J. X. da, & Pereira, M. J. S. (2016). Análise espacial das áreas de favorabilidade para ocorrência de leishmaniose tegumentar americana no município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 37(1), 193–202. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p193

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)